Inácio Arruda defende fortalecimento da Sudene

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) defendeu o fortalecimento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) como pilar de uso do potencial econômico da região por meio da identificação de estratégias para redução da desigualdade socioeconômica.

A declaração foi motivada pela realização do seminário “Fortalecimento da Sudene no contexto do desenvolvimento regional” organizado pela Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal, em parceria com o órgão, que será realizado no dia 14 de março, em Recife. O evento reunirá governadores nordestinos, parlamentares, representantes de universidades, lideranças empresariais e de trabalhadores.

O Nordeste é responsável por 14% de tudo o que é consumido no País, colocando a região como parte relevante na definição do mapa econômico nacional. De acordo com simulação feita pela consultoria LCA, a região deve crescer acima da média do Brasil em 2014. O Nordeste deve ter uma perspectiva de expansão do PIB (Produto Interno Bruto), para 2014, de 2,6%, consolidando o seu potencial produtivo acima da média nacional. Ainda de acordo com a pesquisa da Consultoria LCA, os principais setores beneficiados pelo crescimento nordestino são os serviços e o comércio. O varejo restrito (que desconsidera automóveis e material de construção) deve crescer 5,3%, em 2014.

O ritmo de crescimento se deve, basicamente, a dois fatores: a recuperação da indústria extrativa e os ganhos obtidos no mercado de trabalho, que têm impulsionado os serviços e o comércio nessas regiões. Entretanto o potencial produtivo nordestino ainda é pouco explorado, de acordo com o senador Inácio Arruda. “Ainda temos muito que crescer economicamente e tecnologicamente. A Sudene aparece como o principal órgão com condições de orientar a utilização desse potencial reprimido, de forma organizada e sustentável a longo prazo. Para tanto, é necessário que ela seja fortalecida politicamente para colocar em prática o ideal proposto por Celso Furtado, na sua criação”, afirmou o senador.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)