Lançado editais para a promoção do esporte no estado

A Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul lançou nesta quinta-feira os novos editais para a promoção do esporte no estado./ Diferente de anos anteriores, esse ano os editais buscam dar maior importância ao princípio da igualdade e inclusão, ampliando o acesso ao esporte à atletas com deficiência, idosos, indígenas, negros e mulheres.

Segundo o secretário do Estado do Esporte e Lazer, Ricardo Petersen, os editais lançados pela Fundergs representam a visão da atual gestão da pasta. "Queremos garantir a democratização do esporte no Estado, ampliando os espaços de participação para que todos se sintam incluídos e representados."

Além dos recursos que objetivam apoio financeiro para projetos sociais, Petersen destacou que a Secretaria do Esporte e do Lazer pretende financiar a participação de atletas e equipes em competições fora do Estado, eventos esportivos e de lazer, e a aquisição de equipamentos para melhoria e renovação de áreas e espaços esportivos no Estado.

Na avaliação do presidente da Fundergs, Cláudio Gutierrez, são poucos os projetos esportivos destinados ao público alvo dos editais lançados este ano pela Fundergs. "Infelizmente o preconceito ainda é algo muito forte em nossa comunidade e, por isso, estamos dando nossa parcela de contribuição para combater essa questão por meio da gestão participativa e da democratização".

Nomeada embaixadora do esporte gaúcho, a ex-ginasta Daine dos Santos veio a Porto Alegre especialmente para participar do ato. Mulher negra, Daiane saudou a iniciativa por oportunizar que todos sejam tratados da mesma forma. "Além disso, esses editais vão permitir não só que os atletas se preparem melhor para as competições, mas também têm um viés social, porque incluem os idosos, ou seja, há uma preocupação com a saúde e o bem estar", observou Daiane.

Para mais informações sobre os editais, acesse o site da Fundação Estadual de Esporte e Lazer em www.fundergs.rs.gov.br.