Comissão da Verdade das Universidades ouvirá ex-preso político
Lourival Almeida de Aguiar (Zito) é o próximo ex-preso político a ser ouvido pela Comissão da Verdade das Universidades do Estado do Ceará, que coleta depoimentos sobre arbitrariedades ocorridas durante a Ditadura Militar no Brasil. O encontro da Comissão acontecerá na próxima quarta-feira (12), às 15h, na sala de reuniões da Vice-Reitoria da Universidade Federal do Ceará.
Publicado 11/03/2014 11:03 | Editado 04/03/2020 16:27
De acordo com informações da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Lourival Almeira nasceu em 26 de maio de 1946 e pertenceu à diretoria do Centro dos Estudantes Secundaristas do Ceará (CESC), na segunda metade dos anos 60. Era aluno do Curso de Administração da UFC quando foi preso, em 1970, em operação conjunta envolvendo as polícias Federal, Militar e Civil. Acusado de pertencer à Fração Bolchevique-Trotskysta, foi torturado e ficou preso por 10 meses no 5º Batalhão e no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Demitido de seu emprego na White Martins, continuou sendo perseguido por todo o período de vigência da ditadura.
A Comissão das Universidades do Estado do Ceará, instituída em julho do ano passado, tem até outubro para concluir relatório a ser enviado à Comissão Nacional da Verdade, que apura as violações de direitos humanos ocorridas no Brasil entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. No Ceará, essa comissão universitária é integrada por 14 pessoas, incluindo professores, alunos e funcionários da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Desde o ano passado, eles vêm organizando os trabalhos e coletando documentos, começando agora a ouvir as vítimas do arbítrio. No último dia 6, tiveram início os depoimentos de ex-presos políticos. O primeiro a depor foi o Prof. Francisco Edson Pereira, aposentado do Departamento de Farmácia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).
Fonte: Portal da UFC