Maduro: Missão Alimentação chegou a 84% dos lares venezuelanos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro instou a todos os setores produtivos do país a realizar esforços conjuntos em prol do crescimento econômico e o bem-estar do povo. Reiterou que respaldará todos os produtores que estejam dispostos a trabalhar com o governo.

Nicolás Maduro anunciou novas medidas para fortalecer setor de alimentação do país| Foto: La Iguana TV

O presidente participou neste domingo (16) de um encontro com os trabalhadores da Missão Alimentação no oeste de Caracas, onde anunciou uma série de medidas para fortalecer o setor que chegou a 84% dos lares venezuelanos.

Leia também:
Contrabando para Colômbia agrava crise de alimentos na Venezuela

“Quero este ano consolidar todos os programas de alimentação, PDVAL, Abastos Bicentenario, Mercal casa por casa, Mercal obrero, as casas de alimentação”, destacou Maduro em sua alocução.

Maduro anunciou uma série d ações tomadas pelo governo para incrementar a produção de alimentos. “Aprovei para o ministro Ivan Gil (Ministéria da Agricultura e Terras) 8.700 milhões de bolívares para créditos produtivos, compra de sementes, fertilizantes, maquinaria para a produção e para a agroindústria”.

Destacou também que concedeu um crédito especial “na ordem de 3,4 bilhões de dólares para criar uma reserva agroalimentária e de fármacos, para que a fome jamais dobre o nosso povo”.

Com relação a esse ponto, o presidente recordou que aprovou 56 das 59 propostas apresentadas durante a Conferência Econômica pela Paz, realizada no Palácio Miraflores com todos os setores produtivos “para estimular a produção, o crescimento econômico e reduzir a burocracia”.

“Aos que querem trabalhar lhes digo que nos têm como aliados, somos pessoas de trabalho”, manifestou a um tempo em que destacou uma proposta do ministro da Alimentação, Félix Osorio, para fortalecer o sistema público de produção e distribuição de alimentos..

“Pedi ao ministro o Plano de Expansão da Misión Alimentación para o restante do ano mais 2015 e 2016, para o qual aprovei 24 bilhões de bolívares para a construção de novos centros de armazenamento, instalações de Mercal, entre outro estabelecimentos relacionados.

Maduro indicou que uma medição especial realizada pelo Executivo durante a guerra econômica empreendida pela oposição, revelou que 84 por cento dos lares venezuelanos recebem alimentos produzidos e subsidiados plo Governo Bolivariano.

Fonte: TeleSUR
Tradução: Max Altman