Governo e oposição na Venezuela iniciam diálogos nesta quinta

Governo e oposição na Venezuela fazem, nesta quinta-feira (10), uma reunião formal em busca de soluções comuns para a crise que persiste há alguns meses no país. Depois de reiterados chamados do presidente Nicolás Maduro, finalmente a direita venezuelana aceitou a reunião, que será acompanhada por três chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) escolhidos para intermediar a discussão entre as partes. Entre eles está o ministro brasileiro Luiz Alberto Figueiredo Machado. 

Governo e oposição na Venezuela iniciam diálogos nesta quinta - EFE

O vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, disse que a reunião entre governo e oposição deve ser um encontro para abrir caminho à convivência entre os venezuelanos e a condenação dos atos de violência. "Amanhã, quando nos encontrarmos, não vamos concordar, vamos nos reconhecer, vamos nos entender, vamos compartilhar visões para chegarmos a acordos", disse durante evento público em Caracas. “Não aspiramos nem a convencer à oposição de que se transformem em chavistas, nem aspiram eles a que também deixemos o caminho da Revolução, do socialismo”, acrescentou Arreaza.

O ministro brasileiro Figueiredo Machado afirmou estar satisfeito com a ação discreta, porém contínua, da diplomacia brasileira neste caso. Segundo ele, isso “rendeu frutos no sentido de que tanto governo quanto oposição na Venezuela pediram ao Brasil que fosse um dos facilitadores do diálogo", declarou ele, que também participou da Conferência Nacional de Paz, chamada pelo presidente Nicolás Maduro.

Além dos chanceleres do Brasil, da Colômbia, María Ángela Holguín, e do Equador, Ricardo Patiño, como representantes da Unasul, também foi chamado para intermediar o diálogo entre governo e oposição o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin. Em reunião feita na última quarta-feira (9), todas as partes concordaram com a participação do Vaticano no processos de diálogo.

Da Redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina e da Agência Brasil