Síria e ONU completam nova etapa na eliminação de armas químicas 

A missão conjunta da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) e das Nações Unidas para o desmantelamento do arsenal sírio voltou a reconhecer, neste sábado (19), que as autoridades do país continua atuando de forma decisiva no processo. Segundo a missão, 80% do material prioritário, usado na fabricação de armas químicas, já foi removido para a destruição.

Opaq armas químicas Síria - Opaq

A coordenadora especial do grupo, Sigrid Kaag disse que o governo da Síria chegou a este nível de avanço após a embarcação de um novo carregamento de agentes químicos através do porto de Latakia, de onde o material tem sido levado por navios internacionais para a destruição ou neutralização em alto mar ou em instalações na Europa.

"Esperamos que este compromisso da Síria se mantenha, com o objetivo de completar o processo ainda nos próximos dias," disse a especialista holandesa, em um comunicado divulgado pela missão conjunta.

Sigrid Kaag recordou a meta de se completar o esforço até 30 de junho, como prazo para a total eliminação das armas químicas da Síria, fixado por uma resolução do Conselho de Segurança de setembro do ano passado, após acordos com o governo do presidente Bashar Al-Assad, no qual a mediação da Rússia foi crucial.

A atual etapa de extração dos materiais pelo porto de Latakia foi a terceira. As duas anteriores foram completadas com êxito no final de 2013, embora a missão internacional enfatize os desafios do processo, uma vez que o país ainda vive um conflito armado. O governo da Síria denunciou os ataques de grupos extremistas a comboios com agentes perigosos e a instalações em Latakia.

A Síria também tem reiterado frequentemente a sua disposição para cumprir os prazos estabelecidos, em um esforço que incluiu a sua assinatura da Convenção para a proibição de Armas Químicas, vigente desde novembro do ano passado.

Da Redação do Vermelho,
Com informações das agências