Olívia Santana realiza palestra na Feira Nacional do Livro

Do dia 16 até 25 de maio, acontece a 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que traz como tema A História em Suas Mãos – O livro e a leitura diante dos novos direitos civis e dos novos sujeitos sociais no Brasil. Amanhã (17), Olívia Santana, ex-vereadora de Salvador e autora da Lei Municipal 7.471/2008, de Incentivo ao livro e à cultura da leitura, participa da mesa sobre A Leitura diante dos novos direitos das mulheres no Brasil.

A mesa de debate acontece às 16, na Sala Principal do Teatro Pedro II, e contará ainda com a participação da jornalista Ana Paula Padrão, a especialista em Direitos Humanos, Beatriz Campoy, e a pesquisadora Claudia Bonfim.

A Feira do Livro, que acontece na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, conta com mais de 600 atrações divididas por 14 espaços da cidade. Participam da programação 98 autores nacionais, seis internacionais, 113 locais e regionais, além de 45 personalidades de expressão nacional. A programação completa da Feira Nacional pode ser encontrada no site www.feiradolivroribeirao.com.br.

Durante a Feira, grandes escritores serão homenageados, a exemplo do poeta Mário Quintana, da autora infanto-juvenil, Ana Maria Machado, do educador Darcy Ribeiro, e da escritora local Ely Vieitez Lisboa. Haverá ainda uma homenagem especial a África do Sul, pela sua diversidade cultural e linguística.

Neste ano, os destaques do evento são: a condição da Criança no Brasil, a luta pela igualdade de Gênero, a defesa dos direitos dos Idosos, o reconhecimento e a dignidade da causa dos Índios e dos Afrodescendentes no Brasil, a política de Inclusão e do reconhecimento da integralidade plena do Deficiente, a afirmação dos direitos dos grupos que expressam a diversidade de orientação sexual LGBT, a causa das Juventudes do Brasil em sua riqueza e pluralidade, a questão da Sustentabilidade e da defesa do Meio Ambiente e, por fim, a apropriação e a plena vivência ou reconhecimento dos Direitos Humanos em todo nosso país.

A Feira será finalizada com o lançamento da Carta de Ribeirão Preto, endereçada a todos os brasileiros e a todas as brasileiras em defesa da justiça social, do livro e da literatura como elementos de desenvolvimento da cidadania e da emancipação de um povo.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências