Socialistas venezuelanos concluem 3º congresso do PSUV

O 3º Congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) – primeiro sem a presença do líder Hugo Chávez – chega nesta quinta-feira (31) em sua plenária final, depois de vários dias de discussões cujo tema central foi o trabalho da organização governamental e a gestão do poder Executivo.

Congresso do PSUV 2014 - Prensa Latina

O presidente Nicolás Maduro postou em sua conta no Twitter que foram excelentes as jornadas de debate pois, a partir disso é que sairão propostas para a ofensiva do Governo.

Desde junho deste ano o presidente vem pedindo para as Unidades de Batalha Bolívar-Chávez (Ubch), estrutura base do PSUV, para elaborar dez sugestões que no final da manhã desta quinta-feira foram aprovadas.

O chanceler venezuelano Elías Jaua destacou que além dos delegados locais, participaram do evento representantes de 30 partidos e organizações políticas de todo o mundo. “Como a maioria deles estão em exercício do poder, sua presença resulta uma avaliação clara dos novos tempos”, afirmou.

O vice-presidente para a Área Social, Héctor Rodríguez, afirmou que o povo organizado constitui a força encarregada de velar pelo correto uso dos recursos do país.

Agora, o gabinete venezuelano concentra esforços na atenção às comunidades em situação de pobreza extrema e avança na instalação das Bases de Missões Sociais, atividades nas quais devem participar ativamente os membros do PSUV.

Cerca de 900 delegados nacionais, de diversos estados venezuelanos, assistiram ao Congresso, o primeiro sem a presença do saudoso comandante Hugo Chávez, principal gestor desta organização partidária fundada em 2008 e que já conta com mais de sete milhões de integrantes.

O ato de encerramento será realizado no Quartel da Montanha, onde atualmente descansa o corpo de Chávez, o mesmo lugar onde ele liderou a revolução cívico-militar de 4 de fevereirode 1992, que deu início ao processo revolucionário atual da Venezuela.

Logo depois do congresso, até 28 de janeiro de 2015, o PSUV vai trabalhar na conformação de todas suas instâncias, as Ubch’s e as equipes políticas sociais locais e nacionais.

Fonte: Prensa Latina