Ajuda humanitária vinda da Venezuela é atacada por Israel em Gaza 

Nesta quarta-feira (20), a delegação que levava ajuda humanitária enviada pela Venezuela à Faixa de Gaza foi atacada por drones e por uma bomba (que não chegou a explodir), próximo à fronteira de Rafah, no Egito. O artefato caiu a 20 metros do local onde a comissão se encontrava. Pouco tempo depois, a imprensa internacional noticiou a queda de um míssil israelense contra a sede principal do Crescente Vermelho em Gaza. 

Ataque Palestina - Telesur/ Arquivo

O projétil destruiu parte do segundo andar da instalação, segundo informaram meios de comunicação locais.

O embaixador venezuelano no Egito, Juan Antonio Hernández, considerou o ataque “uma mensagem de intimidação contra o povo venezuelano por parte de Israel”, informou a Prensa Latina. “Esta é uma tentativa de nos amedrontar em nosso empenho pela solidariedade com o povo palestino”, disse ele.

Leia também:
Avião venezuelano chega ao destino final com ajuda humanitária a Gaza
Delegação Palestina segue no Egito para insistir no diálogo de paz
Israel utiliza armas proibidas contra palestinos em Gaza

“Esta entrega representa um gesto louvável da Venezuela, que une ainda mais os povos da Palestina e da América Latina”, afirmou Khalil Abou Foul, vice-diretor do Crescente Vermelho de Palestina em Gaza.

O comboio percorreu uma estrada de 250 quilômetros desde a base militar de Ismailia, no noroeste do Egito, onde aterrisou o avião procedente da Venezuela depois de seis dias de viagem, com escalas no Brasil, Senegal, Argélia e Malta.

De acordo com Khalil, o míssil não foi um disparo aleatório, nem tampouco os ataques com drones.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Prensa Latina e Telesur