União da Juventude Socialista quer agenda comum para América Latina

A União da Juventude Socialista (UJS) nacional pediu, nesta terça-feira (26), no Foro São Paulo, que está sendo realizado na Bolívia, que seja criada uma agenda comum entre os países da América Latina e do Caribe para defender o progresso e a integração alcançados nos últimos anos.

O Secretário de Relações Internacionais da UJS, Mateus Fiorentini, disse que isso é uma forma de resistir à ofensiva em curso das potências capitalistas e os seus esforços de desestabilização na região.

"Uma agenda comum é importante porque os meios de comunicação e da cultura são uma forma do imperialismo atuar para gerar o consumismo, o egoísmo e o individualismo, e, portanto, opor-se a todos os valores que procuramos construir: a solidariedade, unidade e a comunidade ", disse o jovem.

Em sua opinião, esta estratégia permitiu mudar a realidade dos países da região e aprofundar as conquistas de governos progressistas.

Além disso, Fiorentini criticou o uso de jovens em planos subversivos, “é um truque para interferir na realidade dos Estados Independentes, confundir a consciência da população e diminuir os valores e sentimentos do processo revolucionário”.

Fiorentini chefia a delegação de sua organização para VI Encontro da Juventude, nesta terça (26) e quarta-feira (27) para discutir a participação desse setor na defesa dos processos progressistas na região, as políticas nacionais destinadas a eles e seu papel na integração regional, evento este que faz parte do Foro de São Paulo.

Além do evento de jovens, um encontro de mulheres com ascendência africana e de parlamentares também serão realizados.

O Foro de São Paulo será concluído na sexta-feira (29) com uma exigência pelo fim imediato do bloqueio econômico, comercial e financeiro a Cuba, apoio a causa da Argentina na questão da recuperação das Ilhas Malvinas e apoio a Bolívia contra o Chile na procura de um acesso soberano ao mar.

Fonte: Prensa Latina