Encontro reúne na Bahia gestores nordestinos de economia solidária

Gestores públicos de economia solidária dos nove estados da região Nordeste estão reunidos, nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/9), em Salvador, para um encontro regional do segmento. O evento está sendo realizado no auditório da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia, instituição responsável pela Secretaria Executiva da Rede de Gestores em âmbito nacional.

Este é o segundo encontro, de uma série de cinco, todos eles preparatórios para a 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária que será realizada em novembro, em Brasília. “Nos encontros, serão eleitas 12 prioridades por região, totalizando 60. Este documento servirá de orientação para a conferência nacional”, explica o coordenador dos encontros, Reynaldo Sorbille, da Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho). “Além disso, essa troca de experiência vai colaborar na formulação dos planos estaduais e municipais de economia solidária”, completa.

O secretário adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Roberto Marinho, reafirmou a importância dos encontros. No entanto, destacou que “esta troca de experiência também precisa ser feita por meio de visitas aos empreendimentos, conhecendo in loco suas práticas e mecanismos para enfrentar as dificuldades”.

Prioridade

O secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, falou da prioridade que o Governo do Estado tem dado ao segmento. “Desde a criação da Superintendência de Economia Solidária, em 2007, o governo tem investido no setor, com a criação de Centros Públicos de Economia Solidária. Hoje, já são oito em funcionamento no estado, e mais 10 estão em processo de implantação. São ações que visam melhor a qualidade de vida das pessoas que lidam e vivem da economia solidária”, resumiu.

A Oficina Regional de Economia Solidária (Região Nordeste) é uma iniciativa da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária. A proposta do grupo é garantir a centralidade do tema: ‘Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável’.

O encontro tem o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e da Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho).

Fonte: Secom/BA