"Nossa campanha é de afirmação da esperança", garante Marcelino
Um discurso emocionado e repleto de simbolismos fez Marcelino, futuro deputado estadual, para as centenas de pessoas que lotaram a Plenária da Vitória de Olinda quarta-feira (24). Ele reafirmou compromissos, seus e do PCdoB, com o povo, com Olinda, Pernambuco e o Brasil; falou da esperança que, em suas caminhadas, identificou no seio do povo, e como força motriz da vitória das forças progressistas no dia 5 de outubro na perspectiva da construção de dias melhores para o país.
Publicado 30/09/2014 18:02 | Editado 04/03/2020 16:55
"É por estarmos onde sempre estivemos, ao lado do povo e do progresso, que nós vamos ganhar as eleições neste momento em que a esperança do povo se junta com a nossa luta e com o nosso trabalho, para fazer com que nosso país dê um passo adiante", disse.
Em seu discurso, Marcelino reconheceu também a importância do legado do governador Eduardo Campos e do presidente Lula para os pernambucanos e brasileiros, e destacou o valor da união de esforços visando ao bem-estar comum.
"O Brasil não será um país desenvolvido, nossa Nação não será grande, nosso Pernambuco não será um estado presente no cenário nacional, se nós tivermos comandando nosso estado forças políticas "espalha-brasas", aqueles que não juntam, que desagregam", alertou.
Além da plateia formada por mais de mil pessoas, participaram do evento de quarta-feira, dirigentes do PCdoB, entre eles o presidente do Comitê Estadual, Alanir Cardoso; a deputada Luciana Santos, que concorre à reeleição para a Câmara Federal; o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; o presidente do Comitê Municipal de Olinda, Luciano Moura e o vereador Marcelo Soares, presidente da Câmara Municipal.
Leia abaixo a íntegra do discurso.
"Nesses dias em que temos caminhado e conversado com o povo, o que temos recebido de volta é uma grande esperança. O que está nos movendo e vai garantir nossa vitória é que o povo brasileiro e de Pernambuco está vivendo hoje a afirmação de sua esperança, a esperança por dias melhores, a esperança de um Pernambuco e um Brasil desenvolvidos, com progresso social, em que o povo brasileiro tenha reconhecido o seu valor na construção desta Nação.
Nós do PCdoB, eu e Luciana, como representantes nesta luta, aqui representados por companheiros e companheiras que representam todos nós, temos toda a nossa vida, toda a nossa energia, toda a nossa inteligência e o nosso trabalho sempre a serviço do povo e do desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil.
É por estarmos onde sempre estivemos, ao lado do povo e do progresso, que nós vamos ganhar as eleições no momento em que a esperança do povo se junta com a nossa luta e com o nosso trabalho para fazer com que nosso país dê um passo adiante.
Foto: Virgínia Ramos/Maturi Comunicação
Nós vamos ganhar essa eleição no dia 5 de outubro porque nesta caminhada em que estamos nós também reafirmamos as conquistas do povo, pois a campanha eleitoral é também um momento de reunir o povo para comemorar nossas vitórias, para garantir que elas continuem e se ampliem. Por isso, nesse momento em que temos vitórias temos de celebrá-las, temos de dizer com todas as letras que o Brasil está mais soberano, que o Brasil está mais democrático, que o Brasil está mais socialmente justo, que nós do PCdoB, que Luciana Santos, que Marcelino Granja, ajudaram a construir este Brasil que nós estamos conquistando, que estamos vencendo.
O povo há de reconhecer em nossas candidaturas, em nossas mensagens, aqueles que lutaram todos esses anos para termos o pouco que conquistamos, que é muito, se comparado ao que era há 15 anos e apesar do longo caminho que ainda temos pela frente, ao que ainda temos de construir e só vamos construir se nós formos vitoriosos mais uma vez, se vencermos essa eleição.
Por isso, que a nossa campanha é de afirmação da esperança, de afirmação das conquistas, de compromisso com mais conquistas, mas de apresentação da nossa vida, do nosso trabalho, da nossa militância, que é de cada um de vocês, que são um pedacinho de nós, que vão garantir que essas conquistas sejam mantidas e ampliadas.
Pela unidade do povo
Para isso, nós temos também a mensagem da união, da unidade. O Brasil não será um país desenvolvido, nossa Nação não será grande, nosso Pernambuco não será um estado presente no cenário nacional, se nós tivermos comandando nosso estado forças políticas "espalha-brasas", aqueles que não juntam, aqueles que desagregam. A união faz a força, mesmo. É um ditado popular simples, até simplório, mas puramente verdadeiro. A união faz a força, mesmo. É preciso mesmo a unidade do povo.
Por isso, essa nossa posição ousada, desafiadora, de reconhecer o legado do governador Eduardo Campos, de reconhecer os esforços que ele fez, até porque teve a nossa ajuda, e nós não somos de cuspir no prato que comemos. Nós ajudamos Eduardo a fazer um governo superexitoso em Pernambuco e, por isso, nós estamos com Eduardo, nós estamos com seu candidato, nós estamos com seu arranjo, nós estamos sob sua liderança, pela indicação do companheiro Paulo Câmara para continuar com Pernambuco se desenvolvendo.
É uma posição de coerência, é uma posição de quem se comprometeu com o que já foi feito e quer que seja feito muito mais. E é também uma posição de reconhecimento e, ao mesmo tempo, de garantia de que o legado de Eduardo Campos continue vivo e nós honremos a sua memória, a sua trajetória de grande brasileiro, que lutou pelo desenvolvimento do Brasil e colocou Pernambuco no caminho do desenvolvimento na oportunidade dada pelo presidente Lula.
Foto: Jan Ribeiro/Maturi Comunicação
Mas, é o momento também de reconhecer e de agradecer o que o presidente Lula construiu para o Brasil. Essa união do povo estava configurada nas próprias personalidades, nas próprias figuras do presidente Lula e do governador Eduardo Campos. É, por isso, que o governador Eduardo Campos mesmo candidato não batia no presidente Lula, nem o presidente Lula batia no governador Eduardo. Por quê? Não só porque eram amigos de longa data, mas porque construíram juntos isso que nós estamos vivendo hoje. Essa era a razão da unidade, essa era a razão dessa aliança, essa era a razão desse comportamento de homens grandes, como Lula é, como Eduardo foi.
Por isso, nós temos de honrar a memória de Eduardo não espalhando brasa, não dividindo aquilo que eles não queriam que fosse dividido, não separando aquilo que eles queriam que fosse mantido unido. Por isso, essa nossa posição.
Ainda mais por que a presidenta Dilma não tirou nem uma pedra, não desmanchou nada do que o presidente Lula fez. Pelo contrário aumentou ainda mais o que o governo Lula vinha fazendo, como o Pronatec, Minha Casa, Minha Vida, o Plano Nacional de Educação, com o comprometimento do petróleo do pré-sal para a educação, que vai transformar o Brasil em um país que terá, de fato, uma educação pública de qualidade.
Por isso, nós entendemos que nossos mandatos são mandatos a serviço da união do povo, são mandatos para agregar, para construir, para viabilizar os consensos capazes de desenrolar o desenvolvimento do nosso estado, fazer com que a nossa cidade de Olinda tenha ainda mais força no cenário pernambucano, possa trazer mais recursos do que Renildo e Luciana já trouxeram, eles que vão entrar para a história como as pessoas que mais contribuíram para desenvolver a infraestrutura da nossa cidade. Para isso servirão nossos mandatos.
Foto: Virgínia Ramos/Maturi Comunicação
Mas, para fazer isso não servem deputados espalha-brasas, que só jogam pedras, que não construíram nada, que têm discursos vazios, que não ajudaram a colocar nem uma pedra na construção de nossa cidade, e sim aqueles que lutaram esses anos todos para que nós tivéssemos o que nós temos hoje, para poder fazer muito mais.
Contem conosco, contem com o nosso mandato, com a nossa energia e nesses próximos nove dias nós não vamos descansar enquanto não tivermos os resultados das urnas com a nossa vitória no dia 5 de outubro. Vamos para a rua, vamos ficar vigilantes. Vamos garantir o voto de cada amigo, de cada amiga, de cada vizinho, de cada colega.
Eu, companheiros, nunca tinha sido candidato e para mim tem sido um teste, mas um teste gratificante e fiquem certos de que cada aperto de mão, cada abraço, cada olhar carinhoso trocado, cada questionamento, cada agradecimento, cada reclamação, tudo o que nós tocamos, tudo que nós trocamos, tudo o nós fizemos nessa campanha eleitoral está gravado em minha retina, está gravado no meu cérebro, no meu peito, está gravado na minha mão e cada um de vocês é um pedaço de mim.
E nós vamos ganhar essa eleição para retribuir com mais trabalho, com mais esforço, com mais dedicação à causa de Olinda, à causa de Pernambuco, à causa do Brasil. Vamos à vitória!
Audicéa Rodrigues
Do Recife