Professores são lembrados em pronunciamento
Durante pronunciamento nesta quarta-feira, 15, em sessão ordinária, a presidenta estadual do PCdoB Goiás, deputada Isaura Lemos, falou sobre os professores em virtude do Dia do Professor.
Publicado 15/10/2014 17:29 | Editado 04/03/2020 16:43

“Me emociona muito o dia de hoje. Sabemos das dificuldades e o tanto que é gratificante ser professor. Em nosso país, como em vários países, esses profissionais são desvalorizados. Em países como a Finlândia, os melhores alunos se tornam professores. Mas em outros, como o Brasil, ninguém quer. Isso ocorre devido à política de educação que nós temos. Em Goiás, os resultados na Educação são medíocres. Inclusive aqui a repetência não é feita”, disse.
Goiás subiu no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) graças à aprovação automática, implementada neste governo. O avanço do estado goiano no Ideb se deveu especialmente à taxa de rendimento, que aufere indicadores como aprovação reprovação e abandono. Nesse quesito, Goiás ficou em primeiro lugar, com o índice 0,88. A nota do Ideb é calculada através da multiplicação da taxa de rendimento pela nota média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, que em Goiás ficou em 4,33, pequeno recuo em relação a 2011, que foi de 4,37.
“Embora tenhamos tido pior desempenho em português e matemática, aprovamos mais alunos, o que faz subir o índice, o que não significa melhoria no ensino e aprendizagem.”
Isaura Lemos lembrou que segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em muitos países, a qualidade da educação é reduzida por um déficit de professores. É necessário, de acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO, um acréscimo de 1,4 milhão de professores nas salas de aula de todo o mundo, para que se consiga alcançar a educação primária universal até 2015, e mais 3,4 milhões desses profissionais serão necessários até 2030.
Serial Killer
No pronunciamento de Isaura Lemos, a deputada questionou a prisão do suposto serial killer de mulheres que vem agindo em Goiânia. Segundo ela, é preciso conseguir provas concretas contra o acusado. “Mas nossa torcida é para que o assassino seja mesmo este que já está preso, pois isto vai trazer mais conforto para as famílias”, disse.
A deputada também comentou sobre a campanha Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres sobre a importância de exames de prevenção do câncer de mama.