Semana nacional de luta pela democratização da mídia
Militantes, ativistas, entidades e movimentos sociais e sindicais ligados à democratização da comunicação preparam uma série de mobilizações para a Semana de Luta pela Democratização da Mídia, que termina no sábado (18/10), organizada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e seus comitês. O objetivo é dar visibilidade ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) da Mídia Democrática.
Publicado 15/10/2014 16:40 | Editado 04/03/2020 16:15
Nesta quarta (16/10), foi realizado ato pela Democratização da Mídia, em Brasília, durante V Plenária Nacional do Plebiscito Constituinte do Sistema Político. Nesta quinta (16/10), os militantes vão fazer "tuitaço" e "facebucaço" sobre Lei da Mídia e Coronelismo Eletrônico – políticos que controlam concessões de rádio e TV.
A sexta-feira (17/10), Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação – celebrado desde 2003 no Brasil – concentrará a maior parte das atividades. Além da coleta de assinaturas para dar suporte ao PLIP, haverá panfletagens, debates, atos públicos, seminários, passeatas e protestos pelo fim do coronelismo eletrônico, entre outras ações.
Se há motivos para lutar por uma comunicação mais democrática em outros países, o Brasil não fica atrás. Para começar, apenas seis grupos controlam 70% da mídia nacional. Além da concentração, esses grupos operam oligopólios formados, inclusive, com a propriedade cruzada de emissoras de rádio e TV, revistas, jornais e portais noticiosos. Essa concentração impede a pluralidade de opiniões e quase sempre empobrece a representação da diversidade política e cultural da sociedade.
De Salvador,
Maiana Brito, com FNDC e portal CTB-BA