Venezuela defende projeto socialista apesar de ataques da direita

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, afirmou que "apesar dos ataques de alguns setores da oposição durante este ano, atualmente o povo venezuelano tem uma noção mais clara do alcance do socialismo".

Cabello

"A partir do exterior financiou-se uma campanha para promover atos violentos no país e dar a impressão ao mundo de que na Venezuela havia um massacre", recordou Cabello. "Mas essas ações só fortaleceram o processo revolucionário iniciado com a chegada ao poder do agora falecido presidente Hugo Chávez", complementou.

Segundo o presidente da Assembleia Nacional, "o povo tem amadurecido, tem mais consciência, apesar dos contínuos ataques da direita para confundir e desestabilizar". Cabello alertou para as tentativas da direita de "disfarçar seu programa com matizes populistas". Ele disse que os opositores tentam copiar o discurso do processo revolucionário, mas ressaltou que o povo não pode se deixar enganar. "Setores da direita pretendem se fazer passar por socialistas para obter votos, prometem melhorar as missões sociais e dar mais moradias: tudo é um grande engano", acrescentou.

Cabello chamou os venezuelanos a defenderem as conquistas sociais e políticas impulsionadas por Chávez. "Diante das 'guarimbas' (manifestações violentas) da oposição no início deste ano, o Governo chamou todos os grupos políticos ao diálogo e este ficou rompido pela persistência das agressões em diferentes estados do país".

Segundo cifras oficiais, perdas de milhares de dólares e mais de 40 vítimas fatais foi o saldo que deixaram as agressões a locais públicos e centros de interesse estratégicos para a nação promovidos por grupos extremistas da direita venezuelana.

Fonte: Prensa Latina