Farc-EP pede o fim de operações militares para libertar prisioneiros

As Farc-EP pediram nesta terça-feira (25) em Havana a suspensão das operações militares do Exército colombiano, para que transcorra sem riscos nem sobressaltos a libertação do general Rubén Darío Alzate e seus dois acompanhantes, aprisionados na região de Chocó.

Rubén Darío Alzate

A delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) – em conversações de paz em Havana desde 2012 com o governo do presidente Juan Manuel Santos – manifestou tal postura em um boletim de imprensa, após a libertação pela guerrilha de dois soldados prisioneiros de guerra no leste da Colômbia.

Os soldados profissionais Paulo César Rivera e Jonathan Andrés Díaz, que haviam sido capturados em combate em 9 de novembro, foram liberados pelas Farc-EP sãos e salvos nas cercanias de Arauca, destacou a guerrilha, para em seguida revelar a situação do general Alzate e de seus acompanhantes.

Em relação a isso, a guerrilha assegurou que cumpriu "com os propósitos da primeira fase do Acordo Humanitário Especial, e a partir do momento focará seus esforços na libertação do general Rubén Darío Alzate, comandante da Força Tarefa Titán, e de seus acompanhantes, o suboficial José Rodríguez e a advogada Gloria Urrego".

"Para isso, esperamos que as operações dirigidas pelo Ministério da Defesa e o cerco militar contra a população civil sejam imediatamente suspensos, para que a liberação das pessoas mencionadas transcorra sem sobressaltos e sem riscos para nenhuma das partes."

Fonte: Prensa Latina