Farc-EP anunciam liberdade de general e mais duas pessoas

Segundo comunicado publicado no site das Forças Revolucionárias Armadas da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) foi ativado o Protocolo Humanitário Especial para libertar o general do Exército colombiano Alzáte Mora, o cabo Rodrígues Contreras e a advogada Gloria Urrego que estavam sequestrados desde o dia 16 de novembro. Leia a tradução do comunicado abaixo:

farc-ep simbolo - Reprodução

Na madrugada deste sábado foi ativado o Protocolo Humanitário Especial que colocará em liberdade, na manhã deste domingo (30) o general Alzáte Mora, chefe da Força de Tarefa Titãn do Exército, o cabo Rodríguez Contreras e a advogada Gloria Urrego que haviam sido capturados pelas Farc-EP, na zona de guerra, no último dia 16 de novembro.

Essas pessoas serão entregues por comandantes guerrilheiros do Bloco Ivan Ríos, nas coordenadas chocoanas (no departamento de Chocó, região colombiana), aos representantes dos países participantes do processo de paz, Cuba e Noruega e ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que se encarregarão de conduzi-los a uma guarnição militar enviada pelo governo colombiano.

Desejamos que essa liberdade, fundada em razões de humanidade, estenda seus efeitos benéficos aos prisioneiros políticos e sociais da Colômbia. Pois é fácil, e humanitário, para o governo determinar um indulto para inocentes.

Delegação de Paz das Farc-EP, de Havana, Cuba.

Da redação do Portal Vermelho, Ramon de Castro