Relações entre Vietnã e Venezuela completam 25 anos

"As relações diplomáticas entre Vietnã e Venezuela completam 25 anos nesta terça-feira (16) e seguem aprofundando o empenho comum de consolidar uma associação estratégica fiável em todos os campos", afirmaram Jorge Rondón, embaixador venezuelano em Hanói e o presidente da associação vietnamita de amizade entre os dois países, Vu Van Hien, durante um ato para comemorar o aniversário.

bandeira Venezuela - Reprodução

Rondón recordou que foi com a vitória eleitoral do presidente Hugo Chávez em 1999 que estes vínculos deixaram de ser formais e com sua visão reconheceu no Vietnã um sócio confiável no desenvolvimento nacional e um aliado em prol de um mundo multipolar de solidariedade.

"Assim foi como depois se abriram embaixadas nas respectivas capitais e a visita de Chávez marcou o posterior desenvolvimento de relações de cooperação multifacéticas de benefício mútuo", acrescentou em uma contagem.

Citou a aplicação de frutíferos acordos, canalizados na comissão mista em diversas áreas como agricultura, comércio, energia elétrica, indústria, petróleo e mineração, ciência, tecnologia, inovação, educação, telecomunicações, moradia e cultura.

O diplomata transmitiu a alta valoração de seu povo e governo à oportuna solidariedade em relação com as tentativas de setores da direita com cumplicidade internacional de deter e deslocar a revolução bolivariana, através da associação de amizade e o porta-voz da chancelaria.

Vu Van Hien destacou o positivo desenvolvimento que têm experimentado dos vínculos bilaterais de cooperação e os mecanismos de consulta política, na comemoração à que assistiram o presidente da União de Organizações de Amizade de Vietnã, Vu Xuan Hong e o vice-ministro do exterior, Tem Kim Ngoc.

Fonte: Prensa Latina