PCdoB/CE lamenta a morte de Idalzira Bezerra

Filiados, militantes e amigos do PCdoB/CE se solidarizam com a família da professora e poetiza Idalzira Bezerra de Oliveira, que faleceu no dia 15 de janeiro. Mãe do membro do Comitê Estadual Joan Edesson, Dona Idalzira deixou, em sonetos e cordeis, rica herança para a literatura cearense. Leia a seguir a íntegra da nota aprovada pelo Secretariado do Partido no Ceará:

Idalzira Bezerra, poetisa sertaneja, mulher exemplar

O Secretariado do Partido Comunista do Brasil no Ceará, em sua reunião ordinária realizada neste dia 19/01/2015 decidiu, por unanimidade, manifestar seu profundo pesar pelo falecimento da poetisa e professora Idalzira Bezerra de Oliveira, ocorrido no último dia 15, na cidade de Cedro.

“Dona Idalzira” compõe uma linhagem poética iniciada por seu pai, João Bezerra, e sequenciada por seus filhos Joan e Erivan, bem como pela neta, Geórgia. Sua poesia, abordando o cotidiano em sua cidade natal e suas relações de parentesco e amizade, se expressou principalmente em forma de sonetos e cordel, chegando ao ponto de se corresponder com os dois filhos poetas por mais de 20 anos utilizando o estilo da literatura popular. A correspondência resultou no livro “Cordel Umbilical”, uma obra original, no entender do estudioso da cultura popular, Oswald Barroso, para quem o livro “fala de sua vida, de seus sentimentos e de sua terra, o Cedro. Trata-se, além do mais de uma crônica do cotidiano rural, de um testemunho dos costumes, da política, da vida nos sítios, dos valores morais e do imaginário de uma vila sertaneja, onde ainda havia tempo e espaço para traduzir o mundo em poesia”.

Ao lamentar a morte de “Dona Idalzira”, o PCdoB/CE também se solidariza aos familiares, em particular ao seu filho e nosso camarada Joan Edesson de Oliveira, para quem a poesia “é o laço que nos liga a Dona Idalzira, é o cordão umbilical jamais cortado, perpetuado nestas cartas rimadas, onde brincamos, rimos, lamentamos nossas angústias e choramos nossas dores”. “Dona Idalzira”, além de poetisa foi também uma mulher exemplar, uma mãe inspiradora e uma sertaneja destemida, que ao longo de nove décadas se manteve firme e altiva, o que leva os comunistas cearenses a lhe dedicarem especial carinho, admiração e respeito.

Fortaleza, 19 de janeiro de 2015.
Secretariado Estadual do PCdoB.