Entidades cobram do Governo investigação sobre mortes no Cabula

Representantes de movimentos sociais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria Pública do Estado (DPE) participaram, na última terça-feira (10/2), de uma reunião com a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia Barbosa, e com o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis. Na pauta, estava a operação policial no bairro do Cabula, em Salvador, ocorrida no último dia 6 de fevereiro, que deixou 13 pessoas mortas.

Entre as solicitações dos representantes dos movimentos sociais, como o Coletivo Nacional de Juventude Negra – Enegrecer, está a apuração do fato de forma independente. Segundo o secretário de Direitos Humanos, Geraldo Reis, a Polícia Técnica, com apoio do Ministério Público do Estado (MP-BA), vem realizando a investigação.

Segundo ele, os detalhes da operação policial são investigados pela Secretaria da Segurança Pública, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em nota, o Governo do Estado afirmou que acompanha “com o máximo de empenho” as investigações.

Ainda de acordo com Geraldo Reis, um novo encontro para tratar do assunto será realizado, no dia 24 e fevereiro, às 15h, em local a ser divulgado. “O governador [Rui Costa] está disposto a receber os movimentos sociais e instituições para discutir a questão da segurança pública”.

Na ocasião, a secretária Vera Lúcia Barbosa, da Promoção da Igualdade Racial, defendeu que as reuniões com as instituições e entidades ocorram periodicamente.

Da Redação
Colaborou Secom/Ba