Mercosul recorda 40 anos da Operação Condor 

Os países do Mercosul , representados pelos Presidentes e Chefes de Estado do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia, divulgaram nota oficial para relembrar os 40 anos da Operação Condor. O texto diz que o objetivo é “aprofundar e avançar os processos de memória, verdade e justiça de nossos povos. A 40 anos desse operativo, estamos frente a um Mercosul decidido a coordenar políticas e ações de direitos humanos.” 

Mercosul recorda 40 anos da Operação Condor

A Operação Condor foi um plano coordenado das ditaduras do Cone Sul para perseguir, assassinar e torturar dissidentes políticos na década de 1970 até o princípio dos anos 1980. No dia 25 de novembro de 1975, em uma reunião realizada em Santiago do Chile entre Manuel Contreras, chefe da polícia secreta chilena, e os líderes dos serviços de inteligência militar da Argentina, da Bolívia, do Paraguai e do Uruguai esse plano começou a ser arquitetado.

Os países do Mercosul , representados pelos Presidentes e Chefes de Estado recordaram, na nota, que este ano, completam-se 40 anos da criação da “Operação Condor”, articulação repressiva organizada pelas ditaduras civil-militar que assolaram a região, “que constituiu o processo de repressão estatal coordenado mais grave vivido em países da América do Sul.”

E “condenaram firmemente os fatos acontecidos nessa etapa e reafirmaram o compromisso de que a preservação da memória, a busca da verdade e o império da justiça sejam parte da construção atual e futura de nossas democracias”, diz o comunicado conjunto dos Presidentes e Presidentas dos Estados do Mercosul .

A nota diz ainda que “recordar os 40 anos é uma aposta e uma reafirmação do compromisso com a memória, a verdade, a justiça e também com a democracia que os presidentes e as presidentas do Mercosul fizeram até o momento. Assim, soma-se a outros instrumentos como os protocolos de compromisso com a democracia e os direitos humanos e a criação de uma institucionalidade com o IPPDH para acompanhar e contribuir para que os compromissos assumidos saiam do papel.”

Hoje, com a consolidação do Mercosul como espaço para a integração não apenas econômica, mas também social e política, os Estados reafirmam seu compromisso de promover a memória, a verdade, a justiça e a defesa dos direitos humanos na região, enfatiza a nota, elogiada pelo Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH), que anunciou a decisão de realizar uma série de atividades e ações que visibilizem os 40 anos depois da Operação Condor, destacando a Memória, Verdade e Justiça. Democracias e Direitos Humanos como valores fundamentais para os países da América Latina.

Leia a íntegra do Comunicado Conjunto.