Donald Trump promete deportar sírios se eleito

O pré-candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, fez a promessa de deportar os refugiados durante um discurso em New Hampshire. “Se eu ganhar, eles vão voltar. Eu estou dizendo a você, eles vão voltar”, disse Trump, sobre os refugiados que estão chegando aos EUA.

Donald Trump gesticula para público durante comício nos Estados Unidos

O magnata multibilionário amedronta os eleitores do país afirmando que há um "grande número de militantes do Estado Islâmico" indo para os EUA como refugiados sírios. Segundo sua crença, já que ele não apresentou provas da acusação, estes refugiados fazem parte de um plano secreto, que trará milhares de homens em idade militar para os EUA que, então, se armariam e assumiriam o poder no país.

Trump também atacou o presidente Barack Obama, dizendo que ele tem sido muito "fraco" ao lidar com o seu colega russo, Vladimir Putin. De acordo com ele, os EUA deveriam ser mais intransigentes e "difíceis" quando lidassem com a Rússia.

Os Estados Unidos devem receber nos próximos dois anos mais de 185 mil refugiados de várias nacionalidades. Cerca de 4 milhões de sírios deixaram seu país desde que foi iniciado um conflito para derrubar o presidente daquele país, Bashar al-Assad, em março de 2011.