Comunistas de Pernambuco garantem: O golpe não passará!

Os comunistas de Pernambuco marcaram presença na manifestação contra o golpe e em defesa da democracia realizada na tarde/noite desta quarta-feira (16) no Recife. O PCdoB esteve representado por seus dirigentes, militantes, filiados, amigos e simpatizantes. Segundo os organizadores, mais de 30 mil pessoas participaram do evento, que reuniu também representantes de diversas entidades do movimento sindical e do movimento social e partidos políticos.  

Comunistas de Pernambuco garantem: O golpe não passará! - Divulgação

Os manifestantes se concentraram na Praça Oswaldo Cruz, de onde seguiram pela Avenida Conde da Boa Vista, uma das principais do centro da cidade, até o monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora. Durante o percurso, vários oradores ocuparam o microfone do carro de som para manifestarem sua indignação contra a trama urdida pela oposição, bem como a certeza de que o golpe não passará.

Presente à manifestação, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, reafirmou o entendimento de que “não há nenhum crime que possa justificar o processo de impeachment". Hoje em seu blog, ele comentou: "As manifestações de ontem, no Recife e em todas as capitais do País, expressaram a dimensão da frente ampla contra o golpe, pela democracia. Ampla e plural, pois reúne setores que apoiam o governo Dilma e setores que não apoiam. O que está em jogo, isso fica cada vez mais evidente, é o respeito à Constituição ou o golpe. E, como pano de fundo, a disputa de rumos para a nação. O PCdoB está onde sempre esteve e mantém sua coerência programática e tática".

Questão de gênero

Cida Pedrosa, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e dirigente estadual do partido, ocupou o microfone para fazer um chamamento especial às mulheres. "Juntas, nós mulheres não vamos permitir que atitudes como a do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, nos leve a perda da democracia em nosso país", afirmou.

Ela lembrou ainda que a pressão sobre o governo Dilma é maior pela fato dela ser mulher. "Eu quero saber se fosse um homem que ocupasse a Presidência da República se estaria sendo xingado da forma como acontece com a nossa presidenta. Claro, que temos a questão política, mas as elites não perdoam o fato de termos uma mulher presidenta, uma mulher que vem da luta, uma mulher que foi torturada, a elite é também machista e, portanto, a questão de gênero também permeia os fatos", destacou.

"Então, aqui hoje nós temos de dizer em alto e bom som que não vai ter golpe. A democracia é um bem que foi conquistado a duras penas, muitos que estão aqui sofreram no cárcere para que a democracia existisse e não é qualquer um, não é qualquer elite que vai tirar o direito que nós conquistamos na luta. Não vai ter golpe! Mulheres, vamos nos unir em torno da mesma luta porque essa luta é nossa!", conclamou Cida.

Audicéa Rodrigues
Do Recife