Vereador do PCdoB propõe Comissão para melhorar Carnaval de Campinas

gustavo petta vereador campinas

O vereador Gustavo Petta (PCdoB) apresentou requerimento para que seja criada na Câmara Municipal uma Comissão Especial de Estudos cuja finalidade é indicar melhorias e sistematizar um esquema de planejamento prévio na realização do carnaval de Campinas. A ideia, segundo o parlamentar, não é impor regras, regulamentar ou organizar a festa. “O carnaval já é organizado pelo povo. O objetivo da comissão é preservá-lo, levando em consideração o crescimento dos blocos e a necessidade de apoiá-los com estrutura adequada”, disse.

Ainda conforme Petta, o carnaval campineiro tem convivido com a falta de apoio para as escolas de samba e o apoio deficitário para os blocos. “É um tema para ser levado a sério, pois não se trata de um evento qualquer, mas da mais importante festa popular do país. O carnaval é parte integrante da nossa cultura e evitar que ele se descaracterize é papel do poder público e da sociedade como um todo”, afirmou.

Uma questão a ser analisada pela comissão será o crescimento do carnaval de rua, principalmente no distrito de Barão Geraldo. “A explosão dos blocos trouxe uma realidade nova, para a qual o poder público não estava preparado – o que pode explicar os casos de repressão policial e a adoção de medidas inconstitucionais, como a exigência de alvará para os blocos saírem às ruas”, explicou. Outra questão será a retomada do apoio às escolas de samba e a profissionalização das mesmas.

Na próxima sessão parlamentar (15) serão escolhidos por sorteio os cinco vereadores que irão integrar a comissão. Ainda neste semestre a comissão deverá convidar os blocos e agremiações carnavalescas, além de representantes do poder público e da sociedade civil, para colher sugestões e fazer um diagnóstico dos principais entraves a serem vencidos pelo Município na realização do carnaval.

De Campinas,
com informações da Assessoria de Imprensa do vereador