Sousa Júnior – Manifestações revelam: Eles não têm líder, nós sim

Por *Sousa Júnior

A cobertura da chamada grande imprensa sobre as duas manifestações deste mês, a golpista do dia 13 e a da defesa da democracia, do Lula e da Dilma da última sexta, 18, apontou diversas diferenças, principalmente quanto ao número de participantes em cada uma. Porém, não chegou nem perto, apesar de sua evidência, da principal diferença, que foi a ausência de lideranças no primeiro caso e do incontestável fortalecimento de Luiz Inácio Lula da Silva como o maior líder político do País, no segundo caso.

Qual o líder político que liderou as manifestações do dia 13 ou que delas saiu fortalecido? Aécio Neves, Marta Suplicy, Geraldo Alkimin e até o líder do RevoltadosOnLine, entre outros, foram expulsos das manifestações em São Paulo e sequer conseguiram se expressar, apesar de terem tido um papel decisivo na mobilização do dia 13. O “herói” dos manifestantes, Sérgio Moro, não é um líder político, pois apenas simboliza para a massa midiotizada o combate à corrupção dos políticos, todos “ladrões”. Se ele se aventurar a candidatar-se a qualquer cargo eletivo, será igualmente tratado como tal. Podem apostar.

Essa mesma massa insuflada pela mídia, que hoje enaltece o Sérgio Moro, também enaltecia o Joaquim Barbosa, rapidamente esquecido, tal qual as “metralhadoras” ou “eguinhas pocotó” inadequadamente chamadas de músicas de sucesso que, de tão descartáveis, entram pelos ouvidos transformados em penicos pela mídia comprada e saem das mentes robotizadas quando a mesma mídia dá a descarga para trocar por outra m…, digamos coisa.

Mas a mídia não controla os militantes e as entidades sindicais e populares que foram às ruas no dia 18 nem apaga as conquistas sociais obtidas a partir de 2003. As forças de direita e a imprensa golpista em conluio podem até aprovar o impeachment da Dilma, mas longe de vencerem a resistência popular, apenas impulsionarão a luta nas ruas pelo Estado Democrático de Direito, como alertou corretamente o governador do PCdoB, Flávio Dino, e novamente conduzirão Lula à presidência, se o deixarem solto.

Entre a liderança efêmera e golpista de Sérgio Moro e a de Lula, o povo penderá por quem é o maior responsável pelas transformações sociais de nosso País em toda a sua história, cujo grito de guerra pela democracia irá cada vez mais contaminar os corações livres dos filhos desta Nação que não fugirão da luta: NÃO VAI TER GOLPE!

*Sousa Júnior é é publicitário e apresentador do programa Democracia no Ar (Rádio Fortaleza FM 106,1)

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.