Maduro anuncia “fixação de preços” para conter inflação na Venezuela

Devido à crise econômica pela qual a Venezuela passa atualmente, o presidente Nicolás Maduro anunciou nesta terça-feira (3) que vai “fixar os preços” dos produtos essenciais para o consumidor final. A medida deve entrar em vigor nas próximas semanas.

Nicolás Maduro - Telesur

O objetivo da medida é tentar segurar a inflação no país, que encerrou em 2015 com um aumento de 180%. Segundo dados oficiais, a previsão para este ano é de 720%.

Em cadeia nacional Maduro afirmou que já autorizou o vice-presidente da Economia Produtiva, Miguel Pérez Abad, a iniciar a regulação junto à Superintendência Nacional para a Defesa dos Direitos Socioeconômicos.

O presidente explicou que foram feitos estudos sobre os custos e os processos de produção de diferentes produtos, a fim de detectar o valor real. Desta forma será possível conter os lucros absurdos, principalmente sobre produtos em escassez. “Está tudo estudado, todos os custos reais, que estão muito abaixo dos preços que os capitalistas e bachaqueros [que vendem produtos em escassez] estão colocando por aí nas ruas”, disse.

O mandatário afirmou que a política de ajuste de preços continuará e que, apesar das críticas de setores empresariais depois do aumento salarial de 30% anunciado no sábado (30), seu governo continuará protegendo os empregos e as famílias venezuelanas. “Tudo que tivermos que ajustar adiante para igualar para proteger [a população] seguiremos fazendo”, declarou.

Referendo

Maduro afirmou também que se submeterá ao referendo que poderá revogar seu mandato se o Poder Eleitoral confirmar que todos os requisitos foram cumpridos pela oposição. Ele declarou estar confiante de que o povo não irá derrubá-lo.

"Se o Poder Eleitoral determinar que a oposição obteve as assinaturas (para realizar o referendo), vamos fazê-lo e ponto. Vamos sair às ruas e confio no povo venezuelano, que o povo não vai me derrubar".