PCdoB de Goiás se posiciona contra o golpe e pede diretas já

Diante do forte golpe sofrido por nossa recente democracia, o PCdoB de Goiás se solidariza com a presidenta Dilma pelo seu indevido e ilegítimo afastamento e pede Diretas Já.

Na madrugada desta quinta-feira (12) nossa democracia sofreu um duro golpe. O afastamento da presidenta Dilma Rousseff pelo Senado mostra a fragilidade da nossa recente democracia. Por 55 votos contra 22, assume o poder o então vice-presidente Michel Temer, agora presidente inteirinho, que articulou para o afastamento da presidenta.

Esse afastamento da presidenta mostra um retrocesso nos avanços sociais em diversos aspectos. Um deles já é possível perceber na própria composição dos ministérios, pois não há uma única mulher compondo a chefia dos ministérios. Somando isso à própria queda de uma presidenta mulher para assumir o vice que articulou o golpe e ainda à recente polêmica com a matéria sobre Marcela Temer, esposa do presidente interino Michel Temer, em que se atribuía a ela características como “bela, recatada e do lar”, podemos fazer, nesse momento, coro a uma matéria publicada na Argentina sobre a esposa de Macri: “A volta da mulher acessório”.

Perdemos espaço enquanto os avanços nas conquistas pela mulher e o retrocesso nesse momento alcança ainda setores fundamentais como as conquistas sociais de acesso a aquisição de bens por parte da população que historicamente ficou marginalizada, além, e o mais importante de todos, da retirada do Brasil da linha da miséria. Teme-se que todas essas conquistas possam agora ser perdidas e a desigualdade social possa crescer ainda mais em nosso país. Além da privatização de instituições fundamentais, como a universidade pública.

Além disso, importantes ministérios devem ser extintos, como Ciência e Tecnologia, Cultura, Direitos Humanos, Desenvolvimento, Aviação Civil, Portos e Previdência que devem ser fundidos a outros. Esses importantes ministérios asseguravam independência e mais atenção a essas áreas, que agora serão integradas a outras áreas. O Branco Central, a Secretaria de Comunicação Social e o Gabinete Pessoal também perderão o status de ministérios, reduzindo o número de pastas de 32 para 23.

A democracia é uma conquista que deve ser cotidianamente mantida. Esse não é um direito que depois de alcançado está garantido, mas devemos lutar diariamente pela manutenção das conquistas humanitárias e pelo seu avanço. Hoje é um dia de luto, pois a nossa democracia foi golpeada e vivemos um governo ilegítimo e usurpado.

Assim, diante desse cenário golpista, a Comissão Política Nacional (CPN) do PCdoB, reunida na sexta-feira, 29 de abril, na sede do Comitê Central, aprovou como resolução política, para fortalecer a luta contra o golpe, que o povo seja chamado para decidir por meio de eleições presidenciais diretas para o restabelecimento da democracia.

O PCdoB pede imediatamente que a democracia seja restabelecida por meio de Diretas Já. A população não pode ser desrespeitada em seu voto e tem o direito de escolher. O povo precisa ser chamado para decidir sobre o melhor caminho para a democracia.

Entenda a resolução da Comissão Política: http://www.vermelho.org.br/noticia/280104-1