PCdoB organiza sua base na Universidade Federal capixaba (UFES)

 Um acontecimento histórico tem de ser registrado, comemorado e festejado pelo conjunto do PCdoB no ES e no país: a retomada das atividades dos comunistas, de forma organizada, na Universidade Federal do Espírito Santo, UFES.

 Anderson Falcão Azevedo*

A universidade é um ambiente de produção acadêmica, científica, cultural e social e que se relaciona com toda a comunidade capixaba. Atua no ensino, pesquisa, extensão em todas às áreas do saber. Programas, projetos, ações; assessoramento, desde a grande indústria, passando por laboratórios, programas pilotos, atendimento, estudo e pesquisa junto a comunidades de todos os tipos em nosso estado. E atualmente tem sido importante fonte de pesquisa sobre os impactos da tragédia provocada pela Samarco sobre o Rio Doce.

A UFES possui quatro campus universitários – em Goiabeiras e Maruípe, na capital; e nos municípios de Alegre, no sul do Estado; e São Mateus, no norte capixaba – com uma área territorial total de 4,3 milhões de metros quadrados. Sua infraestrutura física global é de 298.835 mil metros quadrados de área construída.

A UFES também participa da construção e Parque Tecnológico de Vitória, chamado de Centro de Inovação, que tem previsão para ser lançado em 2017. É um Espaço com infraestrutura para atrair empresas da base tecnológica, como laboratórios de certificação de produtos, agentes de fomento à ciência, incubadoras, empresas de software, entre outras. O Parque Tecnológico vai tornar Vitória referência em tecnologia e inovação. Ele será construído próximo ao campus de Goiabeiras.

A UFES oferece 101 cursos de graduação, com um total de 5.157 vagas anuais. Na pós-graduação possui 53 cursos de mestrado e 22 de doutorado. Possui um quadro de 1.630 professores, 2.200 técnico-administrativos, 19 mil estudantes matriculados na graduação e 2.680 na pós-graduação.

Na pesquisa científica e tecnológica a UFES possui cerca de 1.100 projetos em andamento, e na extensão universitária desenvolve 840 projetos e programas com abrangência em todos os municípios capixabas, contemplando cerca de 800 mil pessoas.

A UFES também presta diversos serviços ao público acadêmico e à comunidade, como teatro, cinema, rádio Universitária, TV Universitária, galerias de arte, centro de ensino de idiomas, bibliotecas, planetário e observatório astronômico, auditórios, ginásio de esportes e outras instalações esportivas.

Oferece também serviços na área de saúde por meio do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), com atendimento em dezenas de especialidades médicas, inclusive dentária, sendo referência em atendimentos de média e alta complexidade.

A universidade está presente na vida dos capixabas de norte a Sul, um espaço para debate e luta de ideias, um canal de relacionamento com todos os setores da sociedade capixaba e brasileira.

O movimento estudantil e sindical da universidade federal capixaba é tradicionalmente atuante, se somando sempre às lutas mais avançadas do povo brasileiro.

Inexplicavelmente nossos militantes da UFES não se aglutinavam e, por isso mesmo, há muitos anos não atuavam de forma organizada em um ambiente que já disponibilizou ao Partido capixaba e nacional quadros de grande qualidade.

Na tradição do leninismo é alvissareira a organização do Organismo de Base recém-criado na UFES e que neste dia 13 de julho de 2016 fez a reunião mais importante e participativa desde sua recente criação, buscando contribuir com a Conferência Extraordinária que será realizada no próximo dia 16, em Vitória.

É certo que o Organismo de base da UFES terá condições de contribuir para o fortalecimento dos comunistas na capital capixaba, cidade mais importante do Espírito Santo, mas onde o PCdoB ainda não achou, dentro da organização partidária, sua identidade e rumo.

A organização do Partido Comunista do Brasil na UFES é um fato histórico protagonizado pelo coletivo de militantes que estão engajados nessa ação de tão grande relevância. Mas deve ser registrado o papel cumprido pelo camarada Gustavo Raft nesse processo, que de forma radicalmente democrática e com grande determinação, liderou esta ação que, desde já, se destaca na história do Partido no Espírito Santo. Gustavo Raft tem dado importantes contribuições no sentido de buscar um caminho justo e avançado para o crescimento do Partido, inclusive quando fomenta a polêmica, elemento indispensável na luta de ideias.

*Anderson Falcão Azevedo e graduando de Ciências Sociais da UFES e membro da Comissão Política Estadual do PCdoB Capixaba