Governador anuncia apoio à pré-candidatura de Alice em Salvador

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), se reuniu com a pré-candidata a prefeita do PCdoB em Salvador, Alice Portugal, na última quinta-feira (14/07), para discutir o cenário político-eleitoral na capital baiana. Na ocasião, Rui declarou oficialmente apoio à pré-candidatura de Alice, provável representante de uma frente de esquerda que tem sido construída para enfrentar o atual prefeito da cidade, ACM Neto (DEM), nas eleições de outubro.

O encontro também teve a participação do presidente estadual do Partido, Daniel Almeida, e do vice, Davidson Magalhães. Segundo Daniel, foram discutidos o projeto que a frente pretende apresentar à cidade e as diferenças em relação à política que tem sido implementada pela gestão do DEM, na capital. Na avaliação do presidente, o governador “demonstrou muito otimismo da capacidade de enfrentamento do nosso adversário”.

O apoio de Rui Costa representa um peso importante para a pré-candidatura de Alice Portugal, diante da popularidade do governador no estado, considerado o terceiro melhor do Brasil. Recente pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas apontou que, em Salvador, mesmo diante do cenário de crise para o Partido dos Trabalhadores, 61% dos moradores aprovam a gestão do governador.

A manifestação de Rui aconteceu logo após a direção estadual do PT também anunciar o apoio à Alice. No entanto, as negociações entre os dirigentes partidários ainda permanecem, e não está completamente fechada a formação da frente, faltando definir detalhes como a aliança na chapa proporcional – para a eleição dos vereadores – e o nome para o cargo de vice.

O PCdoB tem dialogado com os partidos da base do governador e, nos últimos dias, tem buscado o apoio, principalmente, do PSB. Nesta semana, a senadora Lídice da Mata, ex-prefeita da cidade e um dos nomes cotados para liderar a frente de esquerda, anunciou a retirada da sua pré-candidatura da disputa, sinalizando que apoiará outro candidato na eleição majoritária.