Alice chega ao final desta jornada eleitoral de cabeça erguida

Após meses de trabalho e preparação para a disputa eleitoral municipal, Alice e Maria concluíram a tarefa com as cabeças erguidas, conscientes de terem apresentado o melhor projeto para Salvador e travado uma luta limpa, em uma campanha sem recursos financeiros. Com pouco mais de 193 mil votos, a coligação "Sim pra Salvador" ficou em segundo lugar no ranking eleitoral, mas bem longe do primeiro colocado.

O prefeito foi releeito, mas não cumprirá o seu mandato. Em pouco mais de um ano após ser recondizido ao cargo, passará o bastão ao vice para concorrer ao governo do estado. Vice este, do PMDB, partido de Cunha, Temerde Gedel, que afundou Salvador na gestão anterior à de Neto, autores do golpe contra a democracia.

Contudo, para Alice, o sentimento foi de tarefa cumprida. “Foi uma jornada difícil, mas alegre e propositava, da cultura da paz, que mostrou à cidade que defendemos a democracia, diferentemente do candidato eleito, que escondeu suas opções políticas de uma cidade que rejeita o golpe”.

Segundo a candidata, foi uma campanha pé no chão, muito pobre, principalmente se comparada à do prefeito, seis vezes mais cara do que as outras todas juntas. “Tiramos a prova de que o maior cabo eleitoral é o capital, o velho dinheiro. E por isso, estamos de cabeça erguida. Mostramos que é possível fazer política com opinião”, disparou Alice.

A presidente municipal, Olívia Santana, considerou o resultado positivo. “O PCdoB cumpriu o seu papel. Fez o debate político na cidade, com a exposição de suas ideias, enfrentou os que tramaram o golpe, sem perder de vista o debate sobre Salvador, sobre a necessidade de uma estratégia econômica que enfrentasse o desemprego, a necessidade de uma rede de creches e a necessidade de termos uma cidade socialmente mais inclusiva e menos desigual. Conseguimos, pela primeira vez, falar para o conjunto de Salvador”.

Diante disso, Alice agradeceu ao PCdoB, que entendeu a necessidade de ter o protagonismo, alternado com os demais partidos da esquerda, e aos que compuseram esta frente: PT, PSD, PSB e PTN. “Estivemos juntos na apresentação de um conteúdo positivo. Levamos esta campanha no peito e na raça”.

Para ela, esta eleição constituiu um feito heróico: uma candidatura do PCdoB chegar a quase 15% do eleitorado de uma capital como Salvador. “Agora, não é mais possível fazer política aqui, sem falar que faltam creches, hospitais, que não tem médico nos postos de saúde”. E concluiu: “Tenho certeza que estas sementes de solidariedade plantadas durantes estes dias florescerão quando chegar a hora do grande raio da democracia que fará acordar as consciências da nossa cidade”.