Régis Vascon participa de debate com educadores

O transexual Régis Vascon, candidato a vereador pelo PCdoB/Campinas, fez uma palestra sobre a Lei Maria da Penha durante o 1° Debate sobre a Violência contra a Mulher, realizado pela diretoria de Ensino região de Campinas Leste, da Secretaria de Estado da Educação.

debate regis

A atividade foi realizada no dia 25/08, na Unicamp. Participaram docentes da rede estadual e professores mediadores. Régis apresentou a letra da lei e sua hermenêutica, o conjunto de princípios para a interpretação de um texto legal, sua interpretação doutrinária e jurisprudencial.

O objetivo foi levar os educadores a entender como aplicar o aprendizado aos casos que ocorrem no dia-a-dia, visando a desconstrução de paradigmas e do machismo. “Abordei também o tema das identidades sexuais fazendo correlação entre a LFBGTfobia e a violência de gênero, que ao meu ver possuem a mesma raiz social de preconceito”, afirma Régis.

Ele também usou textos de Guacira Lopes Louro, pesquisadora e escritora que trata de questões de gênero, sexualidade e teoria queer, para mostrar que a sexualidade humana não é estática e vai se transformando ao longo da vida da pessoa e das sociedades. Ao final, o público pode questionar e se manifestar sobre o assunto. Os educadores aproveitaram o espaço para discutir as experiências enfrentadas nas salas de aula e o papel dos professores na sociedade, como peça estratégica para a garantia constitucional de propagação do Princípio da Igualdade e da Inclusão Social.

De Campinas.