Farc encerram nesta sexta-feira sua última conferência

A 10ª Conferência das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo) – primeira aberta em quase cinco décadas – será encerrada nesta sexta-feira (23) com a leitura da Declaração Política da Guerrilha. O encontro reuniu todos os dirigentes e praticamente todos os guerrilheiros em um grande festa que celebra o fim do conflito.

Delegados das Farc - Divulgação / Farc

Nestes sete dias de conferência os guerrilheiros debateram o futuro das Farc depois que a guerra terminar. O acordo de paz será assinado nesta segunda-feira (26) pelo comandante em chefe da guerrilha, Timoleón Jiménez e pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. No dia 2 de outubro será realizado o “plebiscito da paz” para a população referendar o documento.

Imediatamente após o fim do conflito os guerrilheiros serão reintegrados à vida civil e política e terão direito a três assentos no Congresso Federal. Durante a conferência eles debateram além do acordo final de paz, outras questões importantes para a transição a um novo capítulo tanto da história da guerrilha, quanto do país.

Na noite desta sexta-feira (23) as Farc apresentarão ao mundo sua Declaração Política de paz. A festa que marca este nova página na história do continente contará com a presença de dezenas de artistas colombianos que apoiam o fim do conflito.

A conferência realizada ao Sul da Colômbia é aberta à população local e mais de 400 veículos de imprensa de todo o mundo fazem a cobertura deste episódio histórico. Em declaração à 71º Assembleia Geral da ONU, Santos disse que estava muito feliz por anunciar que a guerra em seu país terminou e por isso há uma guerra a menos no planeta.