Ato unificado em Fortaleza reúne manifestantes contra a PEC 55

Cerca de duas mil pessoas se reuniram na tarde da última terça-feira (13), na Praça da Gentilândia, para protestar contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que limita gastos do Governo para os próximos 20 anos. Professores, estudantes, médicos, bancários, sindicalistas, comerciários, parlamentares e representantes de diversas frentes dos movimentos sociais protestaram contra o retrocesso que representa a PEC 55.

Ato unificado em Fortaleza reúne manifestantes contra a PEC 55

A mobilização, organizada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, começou por volta das 15h, numa das principais praças do Benfica, bairro histórico que reúne universidades e estudantes. De lá, o ato unificado seguiu pela Avenida da Universidade, que já foi palco de inúmeras manifestações desde os tempos de resistência à Ditadura Militar, até a na Praça do Ferreira, no Centro. Aos brados de “Fora Temer” e “Não à PEC”, os manifestantes voltaram a ocupar as ruas contra as medidas do governo ilegítimo e golpista de Michel Temer.

Mais

O Senado aprovou, na última terça-feira (13), em segundo turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição do Teto de Gastos (PEC 55/2016). Não houve abstenção.

A aprovação já aguardada, porém, ocorreu com menor apoio em relação à votação do primeiro turno, realizada no dia 29 de novembro. Foram 53 votos de apoio (16 contrários) contra 61 no mês passado (14 contra).

Encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional, a proposta limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, a partir de 2017, com possibilidade de revisão a partir do décimo ano de vigência.

Pela medida, os gastos públicos totais serão reajustados com base na inflação oficial do ano anterior.

A expectativa é que a PEC seja promulgada na quinta-feira (15).

Antes de chegar ao Senado, a PEC foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados.