Cuba condena agressão contra Venezuela e Bolívia no Mercosul

Cuba condenou os ataques físicos contra as delegações de Venezuela e de Bolívia numa reunião do Mercosu, em Buenos Aires, nesta semana,  disse um comunicado.

Chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez

Veja a nota:

O Ministério das Relações Exteriores da República de Cuba recebeu com choque e ultraje à informação sob os ataques físicos que sofreram as delegações de Venezuela e de Bolívia, que participaram no dia 14 de dezembro de 2016 numa reunião do MERCOSUL, organização da qual o primeiro país é o estado membro e o segundo está em processo de adesão.

A força policial e a violência excessiva usada contra os chanceleres Delcy Rodríguez Gómez e David Choquehuanca Céspedes e os seus companheiros, constitui um ato violando as Convenções de Viena sobre Relações Diplomáticas. Nada justifica o uso da agressão física numa reunião internacional contra representantes oficiais de outros governos, um dos quais, aliás, é mulher.

O Ministério das Relações Exteriores da República de Cuba condena esses atos, que não teriam acontecido se tivessem atendido as demandas compreensíveis de Venezuela; insta as partes a buscar o diálogo e a negociação, e chamadas para evitar por todos os meios que a própria conduta do fascismo e as ditaduras militares pode ser repetido entre nações irmãs da nossa região.