Campinas se solidariza com a Venezuela

A Frente Brasil Popular de Campinas organizou na segunda-feira (dia 21/08), às 19h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, um ato-debate sobre o processo da revolução bolivariana da Venezuela, ao mesmo tempo que se solidarizou com o processo mudancista em curso. O evento contou com mais de 70 participantes, dirigentes de entidades e partidos e militantes e ativistas internacionalistas em geral.

vene

Convidados pela coordenação da FBP Campinas, participaram do debate dois especialistas em Venezuela. A professora Socorro Gomes, atual presidente do Conselho Mundial da Paz, entidade com sede em Atenas e que congrega mais de cem entidades nacionais de cem países dos cinco continentes. Socorro foi presidente do Cebrapaz e ex-deputada federal pelo PCdoB pelo Estado do Pará. O outro debatedor, profundo conhecedor do que ocorre na Venezuela desde 1998, é o jornalista Breno Altman, editor do portal Opera Mundi. Breno produziu diversas reportagens, textos e livros sobre o tema da revolução bolivariana.

As pessoas presentes mostraram integral solidariedade ao processo da revolução bolivariana em curso na Venezuela, denunciando as tentativas de golpe por parte da oposição pró-Estados Unidos e por estes financiadas que apoiam a derrubada do governo constitucional de Nicolás Maduro e o funcionamento da Constituinte livre, soberana e democrática instaurada recentemente e que vem trabalhando a pleno vapor.

O evento foi saudado não só do ponto de vista da solidariedade em si à revolução, mas fundamentalmente de aprofundamento do que ocorre na Venezuela e das consequências que poderiam decorrer se houvesse alguma intervenção militar por parte dos EUA ou mesmo algum golpe de estado internamente. Foi deixado claro que a queda do governo popular e bolivariano da Venezuela acarretaria um profundo e grave retrocesso para todos os povos e países de nosso subcontinente sul-americano.

Ambos os palestrantes, Breno e Socorro, elogiaram a iniciativa da FBP Campinas pela convocação desse evento internacionalista de solidariedade e de discussão sobre a revolução bolivariana. Vários oradores que fizeram uso da palavra enfatizaram essa iniciativa.

Fizeram-se presentes os presidentes dos três partidos que integram o comando da FBP Campinas: Durval de Carvalho, presidente do PT; Márcia Quintanilha, diretora do SINJOR/SP e presidente do PCdoB e Edson Dorta, presidente do PCO.

Estiveram ainda no evento, dirigentes da CUT e da CTB, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), dos sindicatos dos Eletricitários, Construção Civil, Petroleiros, Trabalhadores em Pesquisa, Arquitetos, Professores da rede pública (Apeoesp) e do setor privado (Apropucc), Trabalhadores em Saneamento e Médicos. Também participaram entidades de mulheres, como a UBM e a Marcha Mundial, e de jovens, como a UJS e a JPT, além da Pastoral Operária, da Arquidiocese de Campinas.