SABESP – VITÓRIA DOS TRABALHADORES: NENHUM DIREITO A MENOS!

Frente à ameaça de greve, Sabesp recuou e aceitou proposta do TRT favorável aos trabalhadores: sem redução de conquistas e com avanços econômicos.

destaque assembelia sintaema sabesp suspende greve

Na tarde de ontem (16), a Sabesp enviou ofício (leia aqui) ao Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema) aceitando a proposta mediada pelo TRT e aprovada por ampla maioria pelos trabalhadores reunidos em assembleia na noite do dia 14 de maio, na Sede do Sintaema.

Na audiência de conciliação no dia 14 de maio, no TRT, o Sintaema expôs os motivos pelos quais os trabalhadores haviam decidido entrar em greve: depois de três rodadas de negociação com a Sabesp, a empresa além de não avançar em nenhum item, queria reduzir conquistas, e neste patamar não havia alternativa a não ser a greve.

A Sabesp, por sua vez, enfim reconheceu a data-base, e concordou em manter as cláusulas do acordo coletivo anterior, ou seja, sem reduzir as conquistas que havia proposto anteriormente, como a redução do pagamento das horas-extras, a redução na estabilidade no emprego e do adicional de turno.

O Sintaema e demais sindicatos colocaram outros pontos importantes que deveriam ser citados e também lembraram os lucros que a Sabesp obteve e o reajuste da tarifa de água, e pediram uma proposta econômica.

Frente a todo o exposto, o TRT apresentou a seguinte proposta:

-Manutenção da data-base em 1º de maio;

-Manutenção das cláusulas preexistentes do acordo anterior: o que significa nenhum direito a menos: estabilidade no emprego de 98%; manutenção da escala 4x2x4; manutenção do adicional de turno de 15% e manutenção do pagamento de hora extra a 100%;

-Reajuste salarial de 1,29% (IPC-FIPE) e aplicação do índice de 2% para todos os benefícios (cesta básica, vale-refeição e gratificação de férias);

-Manutenção da Comissão do Plano de saúde Sabesprev;

-Manutenção da avaliação de competência e desempenho do Plano de Cargos e Salários;

A Sabesp então se comprometeu a dar uma resposta, e o TRT pediu que os sindicatos não deflagrassem greve até este retorno, no dia 17 de maio.

Assembleia aprovou proposta

Levando-se em conta a atual conjuntura desfavorável aos trabalhadores por causa da nefasta reforma trabalhista, o mesmo índice aplicado a outras categorias dos trabalhadores de outras estatais que já fecharam suas campanhas, o recuo em reduzir conquistas diante da ameaça de greve e o avanço nos itens econômicos, a assembleia dos trabalhadores decidiu pela aprovação da proposta, porém, se a empresa não aceitasse o acordo, seria realizada uma nova assembleia dia 17 para organizar a greve e iniciá-la no dia 18.

Porém, na data de hoje (16), a Sabesp enfim reconheceu a determinação dos trabalhadores em lutar por nenhum direito a menos e aceitou a proposta.

“Diante da ameaça de greve, a Sabesp recuou na retirada de conquistas e aceitou a proposta mediada no TRT, uma vitória dos trabalhadores que mostraram que não estavam para brincadeira e iniciariam uma greve contra a agenda retroativa que a Sabesp queria impor”, disse o presidente Rene Vicente.

ATENÇÃO!

Frente à aceitação da proposta por parte da Sabesp, a assembleia que seria realizada dia 17 de maio está CANCELADA e o acordo coletivo dos trabalhadores da Sabesp está firmado!

Parabéns a todos os trabalhadores desta categoria combativa! É assim que se luta, com união e mobilização! Nenhum direito a menos!