PCdoB de Fortaleza realiza sessão municipal de Convenção Estadual

O Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza realizou, na manhã deste domingo (22), sessão municipal da Convenção Eleitoral Estadual do Partido. Participaram do encontro representantes das diversas bases da capital cearense, pré-candidatos, parlamentares, membros da direção do Partido além de lideranças de várias frentes dos movimentos sociais.

PCdoB de Fortaleza realiza sessão municipal de Convenção Estadual

“1,2,3, 4,5, mil! E viva o Partido Comunista do Brasil”. Foi com entusiasmo e compromisso que as centenas de pessoas que participaram da sessão municipal eleitoral do PCdoB de Fortaleza da Convenção Eleitoral entoaram o brado à legenda. O sentimento de luta em defesa do país e do povo brasileiro estava em cada conversa, cada sorriso, cada intervenção e cada declaração.

O auditório do Comitê Estadual do PCdoB-CE ficou lotado. Eram pessoas de todos os cantos da capital que vieram discutir política, propor ideias, defender o país e fortalecer o Partido no desafio que se avizinha: as eleições de2018.

Representando o Comitê Estadual, Edilson Cavalcante Fialho destacou o caráter democrático do Partido neste momento em que o PCdoB debate, em todo o país, com seus filiados e militantes, projetos para o Brasil. “Esta característica de construção coletiva ganha ainda mais valor e significado neste momento histórico pelo qual passamos, de dificuldade, ameaças e perdas do nosso povo. Talvez, em quase cem anos de história do PCdoB, este seja o momento mais delicado dessa trajetória”, ressalta.

Diante deste cenário de incertezas, Edilson reforça a importância de o Partido ser ainda mais credenciado para debater e tornar-se ferramenta viva no sentido de construir alternativas. “São nos momentos mais difíceis que o PCdoB se agiganta, e dessa vez não poderia ser diferente”, enaltece.

Em analogia, o dirigente comunista disse que “política não é receita de bolo, com ingredientes e modo de preparo”. “Tudo o que acontece interfere e influencia diretamente no resultado do processo eleitoral. Vivemos momento de golpe, enfrentaremos a cláusula de barreiras e o fim das coligações, tudo força uma crise de valores e aumento do conservadorismo. Diante disso tudo, nosso debate enquanto partido político tem que fazer uma análise ainda mais ampla, pensando no povo que enfrenta aumento do gás de cozinha e do desemprego, por exemplo. É neste contexto que iremos encarar a batalha nas urnas”.

Para enfrentar os desafios, Edilson cita a recente nota aprovada e divulgada pelo Comitê Central do PCdoB que reafirma a necessidade da unidade da esquerda e dos partidos progressistas. “Manuela D’Ávila tem defendido incessantemente este pensamento. Ela representa nossas ideias, mas esse acordo não depende só de nós. Sua pré-candidatura tem conquistado espaços importantes para o debate e a história mostra que o PCdoB sempre foi decisivo em momentos importantes do país. Nós não podemos nos dar ao luxo de uma derrota neste momento político. Isto iria aumentar ainda mais a desgraça do nosso povo e entregar nossas riquezas ao capital estrangeiro”, condena.

Para o dirigente cearense, garantir uma grande vitória do PCdoB e a retomada dos direitos do povo brasileiro passa, necessariamente, pelo projeto eleitoral do Partido nos estados, confirmando a eleição de grandes, fortes e representativas bancadas comunistas. “Sabemos que nossos quadros são comprometidos com o povo brasileiro. E garantir a eleição dessas pessoas é uma tarefa de cada militante, uma responsabilidade nossa. Por isso a importância deste encontro aqui e de todos os que acontecem país afora: dar prosseguimento às pré-campanhas e ser o ‘pontapé’ inicial para movimentar a militância. Sabemos que nós, comunistas, estamos prontos para mais esta batalha”, defende.

Falando em nome dos pré-candidatos, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) ratificou que as eleições já começaram e as campanhas já estão nas ruas. “E nós vamos encontrar o caminho das urnas no meio do povo, pois, neste ano, nossa missão é ainda maior: barrar o avanço da direita, que retira os direitos do povo. Esta disputa não se trata só sobre o projeto do Partido, mas sobre o futuro do país. Temos o dever de aumentar o número de parlamentares comprometidos com o povo. Temos diversos nomes que defendem as mais variadas e justas causas, temos compromisso com a transformação e a convicção de que cada um de nós é um revolucionário”, ratifica.

Chico Lopes reforça a necessidade de estar junto ao povo. “Somos os candidatos das portas de fábricas, dos sindicatos, do povo de coragem. Daqui para frente, nosso papel é pedir voto porque ninguém é eleito com bom discurso, mas com exemplo de compromisso e de luta. Aqui neste auditório está cheio de pessoas que sabem fazer política e ninguém fala e faz política, com ideias e propostas como nós, os comunistas”, enaltece.

Mais

Ao longo da manhã foi aberto o processo de debate, em que todos puderam participar, compartilhar, trocar experiências e ideias. Os pré-candidatos se apresentaram, defenderam suas bandeiras e foram ovacionados pelos filiados, militantes e amigos do Partido.

Ao longo do processo de Convenções, o Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza realizou 30 reuniões com organizações de bases e 3 plenárias, somando a participação de 330 comunistas, só na capital cearense. “Este é um número muito bom, mas sabemos que ainda precisamos avançar ainda mais na nossa organização e engajamento”, ressaltou Fancinet Cunha, presidente do PCdoB/Fortaleza.

A sessão municipal elegeu, por unanimidade, delegados e delegadas que irão participar da Convenção Eleitoral Estadual, a ser realizada no dia 4 de agosto, em Fortaleza, ainda sem local confirmado. Segundo o estatuto, com o número de pessoas mobilizadas, o Comitê Municipal de Fortaleza pode eleger até 18 delegados à convenção. “Mas os dados e atas ainda estão sendo finalizados. Pode ser que este número aumente”, ratifica Viviane Rodrigues, secretária de Organização do PCdoB/Fortaleza.

Além de Fortaleza, foram realizadas neste final de semana sessões municipais do PCdoB em Jaguaruana, Novo Oriente, Sobral, Icó, Limoeiro do Norte, São Benedito, Crateús, Caucaia, Tianguá, Aracati, Canindé, Madalena e Iguatu

A expectativa é reunir os comunistas em pelo menos 100 cidades cearenses.

Delegados e delegadas eleitos na Sessão Municipal

Gabriela Freitas, Daciane Barreto, Wagner de Sousa, Túlio Menezes, Joatan, Raquel Andrade, Egberto, Bethowen, Marcelo, Anderson Campelo, Josenias Gomes, Elias Ferreira, Toinho, Silvia Cavalleiri, Anacleto, Dr Eymard, Gabriela Savi e Mazé.

Suplentes
Kezia, Mauri, Rudney, Dávila, Assis Albuquerque, Flávio Marcio e Lucilene dos Santos