Golpe de estado provoca renúncia de Evo Morales à presidência

"Tenho a obrigação de buscar a paz", disse o presidente boliviano, anunciando que deixa o governo para tentar impedir a escalada da violência desencadeada pela direita. Ele ressaltou que sua demissão é "para que Mesa e Camacho não continuem a perseguir líderes sociais".

Evo Morales

O presidente da Bolívia, Evo Morales, renunciou ao cargo e refugiou-se na cidade de Chimoré com o vice-presidente Álvaro García Linera. Morales anunciou sua renúncia para impedir a escalada da violência desencadeada pela direita contra funcionários e militantes do Movimento ao Socialismo (MAS).

"Eu me demiti da minha posição de presidente para que (Carlos) Mesa e (Luis Fernando) Camacho não continuem a perseguir líderes sociais ", disse o presidente na  televisão, referindo-se aos líderes da oposição que desencadearam protestos violentos contra ele no dia seguinte às eleições de 20 de outubro.


Evo disse que sua demissão "não é traição" e convocou: "A luta continua. Nós somos pessoas". "Deixamos uma nova Bolívia no processo de desenvolvimento. Digo aos jovens: seja humano com os mais humildes", acrescentou.


"O golpe de estado foi consumado", disse García LInera.

Antes, os chefes das Forças Armadas e da Polícia Bolivianas pediram ao presidente que renunciasse, de acordo com a reivindicação dos líderes da oposição do golpe.

"Depois de analisar a situação de conflito interno, pedimos ao presidente do Estado que renuncie ao seu mandato presidencial, permitindo a pacificação e manutenção da estabilidade, para o bem de nossa Bolívia", disse o comandante em chefe das Forças Armadas, general Williams. Kaliman, antes da imprensa.

"Juntamos o pedido do povo boliviano a sugerir que o presidente Evo Morales apresente sua renúncia para pacificar o povo da Bolívia", disse o comandante geral da polícia, general Vladimir Yuri Calderón.

Morales convocou novas eleições neste domingo , após uma auditoria da OEA que detectou "irregularidades" nas eleições, mas seu anúncio não estava em conformidade com os líderes da oposição que mais uma vez exigiram sua renúncia em meio a crescentes tensões e ataques às casas das autoridades.

Assista a renúncia de Evo: