Enfrentar alta da gasolina atacando ICMS é inconcebível, diz professor

Governo quer reduzir recursos já escassos de estados e municípios, afirma Ildo Sauer, professor da USP e ex-diretor da Petrobras

No último domingo (2), Jair Bolsonaro usou as redes sociais para fazer demagogia e jogar a culpa nos governadores pelos preços altos dos combustíveis. Como se o seu governo não tivesse nenhuma responsabilidade na manutenção da política de atrelamento incondicional dos preços internos dos combustíveis às oscilações dos preços internacionais do petróleo.

O professor Ildo Sauer, do Instituto de Energia da USP, e ex-diretor da Petrobras, afirmou que é inconcebível o governo federal querer enfrentar o problema da majoração dos preços da gasolina atacando o ICMS, como faz Bolsonaro.

“O governo quer reduzir os recursos já escassos de estados e municípios, prejudicando ainda mais a população, para manter intactos os ganhos dos grandes grupos privados que atuam no setor”, denuncia o professor.

“Bolsonaro diz que a redução do preço da gasolina na refinaria não está sendo repassada para o consumidor e põe a a culpa nos governadores”, diz Sauer. “Como se não fosse dele a responsabilidade pelo desmonte dos órgãos de controle dos abusos de preços praticados pelos grupos privados que atuam no comércio de combustíveis”, acrescenta. O professor destacou que “quando não repassam as quedas, esses grupos aumentam sua margem de lucro”.

 “O postos não se sentem na obrigação de repassar reduções dos preços nas refinarias. Cartelizados, e sem qualquer regulação, os distribuidores e postos ficarão cada vez mais à vontade para extorquir a população”, afirmou.

“Eles sempre elevam imediatamente os preços da gasolina quando há aumento nas refinarias e não abaixam seus preços, quando eles são reduzidos pela Petrobras. Esta é uma grande reclamação dos usuários de automóveis em todo o país”, acrescentou Ildo.

Fonte: Hora do Povo