WhatsApp e OMS juntos no combate à boataria sobre Corona vírus

Aplicativo de bate-papo limita encaminhamento de mensagens para controlar fake news sobre o Coronavírus. OMS lança robô com informações confiáveis para disseminação em bate-papos.

No final de 2018, o Facebook implementou um novo limite para encaminhamento de mensagens no WhatsAppfocado em coibir a disseminação de notícias falsas (fake news), reduzindo de 20 para 5 o número de chats/grupos para os quais mensagens podem ser encaminhadas de uma vez só.

Agora, frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19), a empresa anunciou que estenderá imediatamente esse limite para apenas 1 (um) chat por vez no caso de mensagens encaminhadas múltiplas vezes por usuários (aquelas etiquetadas com uma setinha dupla).

“Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp”, diz o Facebook. “No ano passado, quando criamos o limite de encaminhamento para conter a disseminação de notícias falsas, ajudamos a diminuir em 25% o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo.”

O Facebook não deixou claro se a nova medida é temporária, mas é bem provável que se torne permanente considerando que o problema de disseminação de fake news não acabará com o fim da pandemia do Coronavírus.

Bot da OMS

Em uma nota relacionada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta semana um bot (robô) que provê informações confiáveis sobre a pandemia do Coronavírus pelo WhatsApp, em português.

Para consultá-lo, basta enviar um “Oi” para o número +41 22 501-7735 (clique no link para já fazer isso diretamente). Depois, é só seguir o menu de opções para obter informações precisas sobre a pandemia.

Publicado em MacMagazine

Autor