PCdoB: avançar na pré-campanha eleitoral e fortalecer o Partido

O Partido bem estruturado é fator de impulsionamento dos projetos eleitorais e das lutas do povo.

Articular todas as candidaturas e fortalecer as chapas de vereadores em rede, para troca de experiências e para dar o suporte necessário para seu desempenho. Essa foi a diretriz do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em reunião virtual realizada sexta-feira (17) e sábado (18).

De acordo com a Resolução aprovada, o Partido deve realizar reuniões em espaços digitais para orientar suas campanhas, estimular o acesso aos programas de formação e capacitação para a disputa eleitoral municipal com o curso Cidades Democráticas (na plataforma da Fundação Maurício Grabois), e com as aulas da plataforma do Movimento Comuns.

Segundo o documento, o Partido bem estruturado é fator de impulsionamento dos projetos eleitorais e das lutas do povo. Os comunistas devem atuar no curso da luta contra a Covid-19, com informações adequadas e necessárias para a preservação da vida, da saúde das pessoas e da sobrevivência econômica, defendendo o Sistema Único de Saúde (SUS), a ciência, os profissionais da saúde e as medidas sociais de emergência, diz o documento.

Leia a íntegra:

________

Avançar na pré-campanha eleitoral e fortalecer o Partido

Finalizado o prazo para filiações/desfiliações com vistas à eleição municipal, abre-se uma nova fase da pré-campanha (de abril a julho). Ela deve adquirir ritmo e consistência, com foco em preparar as melhores condições para se alcançar a competitividade eleitoral das candidaturas do PCdoB.

O cenário político expôs mais claramente as incapacidades do governo Bolsonaro, fortaleceu nossas posições de denúncia da crise econômica e social em que o país está mergulhado. Devemos atuar no curso da luta contra a crise epidêmica, com informações adequadas e necessárias para a preservação da vida, da saúde das pessoas e da sobrevivência econômica, defendendo o Sistema Único de Saúde (SUS), a ciência, os profissionais da saúde e as medidas sociais de emergência, organizando – ou a elas se incorporando – as ações e redes de solidariedade em apoio à população, sobretudo aos mais carentes.

A pré-campanha rapidamente precisa se adaptar às condições de isolamento impostas pela pandemia, que limita fortemente os contatos pessoais e impede a realização de reuniões e atividades públicas.

Deve-se participar do debate político instalado no país, em cada cidade, discutindo os problemas e apontando soluções que emergem da crise sanitária, econômica e política, a partir das posições do Partido, do Movimento 65, da Plataforma Comuns, das nossas lideranças nacionais e estaduais, e também das frentes e dos movimentos sociais dos quais o PCdoB participa. Pôr em alto relevo os eixos centrais de identidade política e programática e o número da legenda 65.

Neste sentido ganham relevância maior as ações de pré-campanha, através dos meios digitais, das redes sociais e do PCdoB digital, debatendo soluções políticas e programáticas, bem como para contato regular, mesmo que pela internet, com a militância através das Bases partidárias, e com os(as) apoiadores e amigos(as). Particularmente, deve-se intensificar a pré-campanha dos(as) candidatos(as) às prefeituras, com iniciativas constantes, participação em debates virtuais, formação de núcleos de programa, comunicação e finanças.

Articular todas as candidaturas das chapas de vereadores em rede, para troca de experiências e para dar o suporte necessário para seu desempenho. Realizar reuniões em espaços digitais para orientar suas campanhas. Estimular o acesso aos programas de formação e capacitação para a disputa eleitoral municipal com o curso Cidades Democráticas (na plataforma da Fundação Maurício Grabois), e com as aulas da plataforma do Movimento Comuns.

Até as convenções, ainda há tempo para se fortalecer as chapas de vereadores com os(as) filiados(as), as lideranças de trabalhadores(as), jovens e mulheres, e no âmbito estadual revisar o projeto eleitoral para identificar municípios nos quais não alcançamos compor chapas competitivas, em que seja possível lançar candidatura majoritária para projetar o Partido e suas lideranças, com vistas a 2022, e sobretudo onde houver transmissão de TV.

Partido bem estruturado: fator de impulsionamento dos Projetos Eleitorais e das lutas do povo

O Partido precisa seguir em ação – com a vida orgânica de sua estrutura, em especial de seus órgãos dirigentes –, na linha de frente da construção da ampla frente de salvação nacional e no combate ao governo Bolsonaro. Apoiados nas ferramentas digitais e de teletrabalho, vamos manter o Partido mobilizado e em ação para ajudar o povo brasileiro a superar esse grave momento de sua história.

Nesta quadra o Partido é chamado para – além de ser o alicerce e o centro dirigente da pré-campanha eleitoral – dar seguimento ao fortalecimento do Movimento 65 e da Plataforma Comuns, impulsionando as chapas próprias e completas às Câmaras Municipais, e alavancar as candidaturas majoritárias.

A campanha de estruturação partidária, intitulada movimento 65 Solidário, consiste na prática em reforçar o funcionamento regular de cada Base, Distrital e dos Comitês Municipais que, com trabalho planejado, terão maior capacidade de orientar e estimular a ação de seus militantes. Alocados de forma equitativa, são fatores de qualificação e impulsionamento das pré-candidaturas.

Na pré-campanha, devemos dar atenção e prosseguir com a estruturação partidária, abarcando a Organização, a Comunicação, a Formação e as Finanças.

É imperativo avançar na regularização dos comitês estaduais e municipais, e ampliar a arrecadação de recursos próprios através da contribuição de militantes no SINCOM Digital, a começar dos(as) dirigentes partidários, e por meio da doação de amigos(as).

Na Formação:

O Partido, através da Fundação Maurício Grabois, desenvolveu cursos a distância, complementares à formação militante, que já estão disponíveis na plataforma da Grabois. Devemos aproveitar a quarentena para atualizar os estudos e a formação dos dirigentes, militantes, filiados e amigos.

Na Comunicação:

É fundamental a integração do trabalho de comunicação em todo o país rumo à criação do Sistema Nacional de Comunicação do PCdoB. Sistema que está projetado para abarcar desde as lideranças locais e nacionais até o trabalho associado dos comitês estaduais com o núcleo nacional de comunicação. O objetivo é promover e ampliar a influência dos comunistas na internet, nas redes sociais, nos aplicativos de comunicação direta, que nesse momento se constituem no principal meio de difusão das ideias partidárias, de informações e de disputa das narrativas. Reveste-se também de importância na comunicação entre a direção, os(as) militantes e filiados(as), o aplicativo PCdoB Digital Web, cujos dados foram recentemente atualizados e que faz uso de SMS, WhatsApp e e-mail. As direções estaduais têm acesso a essas ferramentas. E ainda constituir um comitê de comunicação nacional que englobe os veículos do núcleo central de comunicação, da liderança da bancada e de seus membros, e os influenciadores digitais do Partido.

Nas Finanças:

De agora até as Convenções Eleitorais, os Comitês Municipais devem arrecadar recursos de doações de simpatizantes, eleitores(as) e amigos(as) para a atividade política e de estruturação partidária; e as pré-candidaturas do PCdoB podem e devem, a partir de 15 de maio, arrecadar recursos por financiamento coletivo pela internet, para utilizarem na campanha eleitoral.

Brasília, 18 de abril de 2020

Comitê Central do Partido Comunista do Brasil-PCdoB