CPI é peça-chave para formar maioria pelo impeachment de Bolsonaro

Deputados do PCdoB defendem instalação imediata de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias contra Bolsonaro e, com isso, subsidiar seu afastamento da Presidência da República

(Foto: Rodrigo Pilha)

Após o protocolo do primeiro pedido coletivo de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido) nesta quinta-feira (21), deputados do PCdoB afirmaram a importância de a Câmara instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro contra o presidente.

A legenda foi uma das que entrou com pedido para formação do colegiado para apurar, entre outras coisas, as denúncias sobre a interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal, delatadas por Moro quando anunciou seu desembarque do governo.

Para os parlamentares do PCdoB, as investigações feitas pela CPI são essenciais para a formação de uma maioria política na Casa para aprovação do processo de impeachment de Bolsonaro.

“Há uma imensa densidade técnica que embasa o pedido de impeachment que apresentamos. Isso tira dele uma parcialidade ideológica, pois explica o que são os crimes desse chefe de Estado. Mas nesse momento, além de criarmos essa segurança jurídica, precisamos construir maioria política. Para isso, precisamos da CPI para investigar e aprofundar as denúncias contra Bolsonaro. Assim, a bandeira do #ForaBolsonaro ganhará mais força dentro do Parlamento e na sociedade”, afirmou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Para o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), o Congresso não pode ficar apenas assistindo aos desmandos de Bolsonaro e às denúncias que crescem a cada dia contra ele e seu governo.

“O Congresso precisa se debruçar sobre esse processo, ajudar na investigação, ajudar no esclarecimento dos fatos, para comprovar a tese dos que acham que o presidente cometeu crime de responsabilidade e para dar a ele e aos que o defendem a oportunidade de mostrar que esses crimes não foram cometidos. A importância da CPI é permitir o esclarecimento dos fatos. No nosso entender, isso irá mostrar à sociedade brasileira a gravidade dos crimes já cometidos pelo presidente da República e irá ajudar a formar uma ampla maioria dentro do Congresso Nacional para salvar o Brasil e tirar o país dos riscos que ele está correndo”, afirmou o parlamentar.

Esta também foi a linha de raciocínio defendida pela líder da legenda, deputada Perpétua Almeida (AC), durante a coletiva da manhã desta quinta para anúncio do protocolo do pedido de impeachment feito por sete partidos e mais de 400 entidades.

“Bolsonaro não cuida da população, não cuida da economia. Sua preocupação é apenas impedir investigações. Por isso, o Congresso precisa imediatamente instalar uma CPI para então a gente caminhar para um pedido de impeachment”, destacou.

Impeachment legal e necessário

Os parlamentares destacaram ainda que saída de Bolsonaro impedirá que ele “afunde” o país. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) lembrou que depois de um impeachment fraudulento sofrido pela ex-presidente Dilma Rousseff, desta vez, há graves indícios de crimes cometidos pelo presidente, o que torna este processo “legal e necessário”.

“Nós estamos testemunhando um momento histórico. Após um impeachment fraudulento e a ascensão da extrema direita ao governo, verificamos que tudo o que se dizia era uma falácia. A economia vai mal, o Bolsonaro pratica a necropolítica e os nossos juristas nos deram os argumentos técnicos para que possamos a partir disso construir maioria e chegarmos a esse afastamento necessário e legal, na medida em que o cometimento de crimes é evidente. Queremos o #ForaBolsonaro”, afirmou.

O vice-líder da bancada, deputado Márcio Jerry (MA), reiterou a afirmação da correligionária. Para ele, o “pedido de impeachment de Bolsonaro passou a ser uma exigência democrática inadiável, dados os sucessivos crimes de responsabilidade por ele cometidos e o escárnio com que trata tais crimes”.

A decisão da legenda de somar forças ao movimento que pede o afastamento de Bolsonaro também foi elogiada pelo deputado Orlando Silva (SP). Para ele, “o impeachment do presidente da República ganhou uma força incrível a partir dessa ação dos partidos de esquerda”.

Com este, já são 36 pedidos de impeachment protocolados na Câmara e que aguardam análise do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Fonte: PCdoB na Câmara

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *