Semana Vermelha destaca Cartola e frente ampla

Veja o que foi destaque no Portal Vermelho de 29 de novembro a 05 de dezembro 2020

Frente Ampla Democracia

Cavando um abismo com os próprios pés – O genial Cartola, cuja despedida da vida completou 40 anos neste dia 30 de novembro, foi autor, entre os inúmeros versos maravilhosos que escreveu, deste, na canção “O mundo é um moinho”: “abismo que cavaste com teus pés” – que descreve com rara precisão a péssima política de Bolsonaro e as consequências que ela acarreta para ele próprio e aqueles que, na extrema direita, o apoiam.

Antes disse, premonitório: “Preste atenção, o mundo é um moinho / Vai triturar teus sonhos, tão mesquinhos.” É quase um roteiro, que Bolsonaro reiteradamente segue com sua política antipopular, seu pouco caso com a pandemia que já matou quase 180 mil brasileiros, sua vexaminosa subserviência a Trump e ao imperialismo dos EUA.

Política que, posta no moinho da eleição municipal deste ano, reduziu a pó candidaturas apoiadas por ele, tornando cada vez mais difícil seu caminho até a eleição presidencial de 2022 e sua chance de repetir o êxito de 2018 quando, com mentiras e enganações, foi conduzido ao Palácio do Planalto. Derrota de Bolsonaro e da direita registrada pela presidenta do PCdoB, Luciana Santos, pelo governador Flávio Dino (PCdoB-Maranhão), e outros comentaristas de destaque, que ressaltam como a eleição deixou, à vista, a vitalidade e permanência da esquerda no cenário político.

Luciana Santos indica, neste quadro, que o caminho “é o da unidade e da amplitude”, para formar uma ampla frente democrática e progressista capaz de vencer o fascismo. Flávio Dino ressalta, justamente, a derrota da anti-política de Bolsonaro e da direita, apontando para a possibilidade da formação da frente ampla do campo progressista.

Outra derrota de Bolsonaro, da direita e da mídia conservadoras que a apoia foi a queda da máscara de “bom moço” e justiceiro “anticorrupção” do ex-juiz Sérgio Moro – no domingo (29) ele anunciou sua mudança para Washington, onde terá um cargo na empresa Alvarez & Marsal, o escritório estadunidense especializado em recuperação, que tem, entre seus clientes, as empreiteiras Odebrecht e a OAS, que entraram em recuperação após virarem alvos principais da operação Lava Jato. Tudo indica que esse emprego milionário do ex-justiceiro que agiu para afastar Lula e a esquerda do cenário político recebe, assim, sua recompensa por agir contra o Brasil.

Unidade e amplitude – Luciana Santos: Cidades rejeitaram o bolsonarismo – “Caminho que precisamos construir é o da unidade e da amplitude”, afirma presidenta do PCdoB, Luciana Santos. Na primeira eleição municipal após a chegada de Jair Bolsonaro e da extrema-direita ao poder, o recado das urnas foi claro: o presidente – que já havia sofrido uma derrota vexatória no primeiro turno, sai igualmente derrotado no domingo (29). “As cidades rejeitaram o bolsonarismo e deram o recado: o Brasil é maior que Bolsonaro”, afirmou a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos. https://vermelho.org.br/2020/11/29/luciana-santos-cidades-rejeitaram-o-bolsonarismo/

A derrota da retórica de 2018 – A antipolítica foi a grande fracassada, afirma Flávio Dino – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), avaliou, na terça-feira (1º), o resultado das eleições e projetou como poderá ser a disputa em 2022 do ponto de vista da formação de uma frente ampla do campo progressista. Para Flávio Dino “foi predominante a rejeição a certos experimentalismos que houve em 2018. O grande fracassado ou elemento derrotado foi a chamada antipolítica, ou aquelas caricaturas que prometiam geniais inovações e que se revelaram monumentais fracassos políticos e gerenciais”.

A antipolítica foi a grande fracassada, afirma Flávio Dino – Vermelho

Péssima performance – Bolsonaro é derrotado nas eleições municipais do Brasil – Uma avaliação preliminar da eleição ratifica a opinião de que a popularidade de Bolsonaro está em queda. Sua péssima performance no combate à pandemia da Covid-19, a crise econômica, o desemprego e suas práticas antidemocráticas corroem o seu prestígio político.

Bolsonaro é derrotado nas eleições municipais do Brasil – Vermelho

A vitória da esquerda em 12 grandes cidades – Esquerda ganha terreno e vence em 12 cidades no 2ª turno – Juntos, a partir de 1º de janeiro de 2021, os partidos de esquerda vão administrar 807 municípios brasileiros. – Além de eleger prefeitos em 12 cidades, a esquerda teve resultados muito superiores aos de 2016 em centros importantes, com destaque para São Paulo e Porto Alegre (RS).

Esquerda ganha terreno e vence em 12 cidades no 2ª turno – Vermelho

Direita – 11 derrotas humilhantes – Apoiados por Bolsonaro, 11 candidatos saíram derrotados – Principais candidatos de Bolsonaro, Crivella (Rio) e Russomanno (São Paulo) saíram humilhados da campanha.As eleições municipais de 2020 refletiram a desaprovação do governo Bolsonaro nos grandes centros urbanos, freando um avanço evidente em 2018 entre este eleitorado.

Apoiados por Bolsonaro, 11 candidatos saíram derrotados – Vermelho

Bolsonaro, a rejeição crescente – Rejeição a Bolsonaro cresce e volta a superar aprovação, diz pesquisa – Em apenas duas semanas, a rejeição a Bolsonaro cresceu sete pontos, passando de 31% para 38%. Já a aprovação caiu de 41% para 35%. É o que aponta a nova rodada de pesquisa do instituto Ideia, contratada pela revista Exame e divulgada na sexta-feira (4).

Rejeição a Bolsonaro cresce e volta a superar aprovação, diz pesquisa – Vermelho

O prêmio de Moro pela traição ao Brasil – Moro vai atuar na recuperação das empreiteiras que ajudou a destruir – O ex-ministro Sergio Moro anunciou no domingo (29) que será o novo diretor-geral da Alvarez&Marsal, escritório estadunidense especializado em recuperação judicial e gestão de ativos. Dentre seus clientes, estão as empreiteiras Odebrecht e a OAS, que entraram em recuperação após virarem alvos principais da operação Lava Jato.

Moro vai atuar na recuperação das empreiteiras que ajudou a destruir – Vermelho

Autor