“Sempre foi sobre nós” reúne relatos de violência política de gênero

Dilma Rousseff, Marina Silva e Sonia Guajajara estão entre as autoras que contam como a violência contra mulheres é particularmente cruel na política.

Sempre foi sobre nós, livro sobre violência política de gênero

Inicia, nesta quarta (17), a pré-venda do livro “Sempre foi sobre nós”- Relatos da violência política de gênero no Brasil, terceira publicação editada pelo Instituto E Se Fosse Você?

As últimas eleições escancararam e evidenciaram a violência política contra as mulheres. Tema que foi mote de um manifesto pelo fim da violência contra as mulheres, assim como ato virtual. E agora também está registrado no livro “Sempre foi sobre nós – Relatos da violência política de gênero no Brasil”.

A obra reúne 15 textos de mulheres sobre experiências violentas vividas no mundo da política. Nomes como Dilma Rousseff, Marina Silva e Sonia Guajajara estão entre as autoras.

Os relatos escancaram a correlação dos efeitos da violência política de gênero com a fragilidade da democracia brasileira, uma vez que o processo a qual essas mulheres foram e são submetidas em seu fazer político é o responsável por desanimar e desestimular tantas outras.

Com prefácio de Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, símbolo do extremismo que pode chegar a vontade de abreviar a carreira política das mulheres no país, a gravidade do conjunto de relatos deixa explícita a urgência e responsabilidade de governos e sociedade no combate à questão.

Manuela D´Avila, responsável pela organização da obra, relata em seu texto a experiência de violência política nas eleições para a prefeitura de Porto Alegre, em 2020. Ela comenta que, quando a eleição acabou, pensou que levaria muito tempo para uma mulher pública viver situações de violência como as que ela viveu no último pleito.

Dias depois, a deputada Isa Penna (que também está entre as autoras desta obra) foi apalpada em seus seios dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo. Quando tentou denunciar, teve que pedir silêncio diante de um plenário indiferente à violência que ela havia sofrido e que fora amplamente documentada.

“Nunca é apenas sobre uma de nós, mas sobre todas nós. Um novo limite foi ultrapassado no caso da Isa. Mas isso vem acontecendo, como vocês poderão ler no livro através do relato dessas mulheres, desde que resolvemos entrar para o mundo machista e misógino da política. Até quando deixaremos que esses abusadores superem seus próprios recordes de barbáries?”, questiona.

início da pré-venda “Sempre foi sobre nós”- Relatos da violência política de gênero no Brasil, no www.esefossevc.com.br, por R$39,90
Autoras:
Anielle Franco
Áurea Carolina
Benedita da Silva
Dilma Rousseff
Duda Salabert
Isa Penna
Jandira Feghali
Jô Moraes
Manuela D’Ávila
Maria do Rosário
Marina Silva
Marlise Mattos
Sonia Guajajara
Tábata Amaral
Taliria Petrone

Autor