Bolsonaro pede impeachment de Moraes para desviar foco, avaliam parlamentares

“Faz isso para o povo esquecer o desemprego recorde, o aumento da gasolina, energia, gás e da carne que sumiu da mesa dos brasileiros”, criticou a vice-líder da oposição, Perpétua Almeida (PCdoB-AC)

A cada decisão do judiciário contra as milícias digitais, Bolsonaro reage com bravatas de confronto entre os poderes. Edição de imagem de Cezar Xavier

Rejeitado pela opinião pública e imerso numa profunda crise política, econômica e sanitária, o presidente Bolsonaro pede o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Mores com o único propósito de desviar a atenção dos brasileiros para os reais problemas do país e ainda alimentar sua tropa com teorias conspiratórias.

A avaliação é feita por parlamentares de diversos partidos no Congresso Nacional. A vice-líder da oposição, Perpétua Almeida (PCdoB-AC), diz que Bolsonaro aposta no confronto, aumenta a temperatura política e não nos dá um dia de paz. “Faz isso para o povo esquecer o desemprego recorde, o aumento da gasolina, energia, gás e da carne que sumiu da mesa dos brasileiros”, criticou.

O vice-líder do PCdoB, Orlando Silva (SP), lembrou que Bolsonaro é tão irresponsável que, para jogar na lenha na fogueira dos atos fascistas, deixou André Mendonça na chuva. “Após o tresloucado pedido de impeachment do ministro Alexandre Moraes, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) não irá mais pautar a sabatina do terrivelmente evangélico para o Supremo”, diz.

“Bolsonaro ingressou com pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. Sobra polêmica entre os poderes e falta vacina para o povo! O impeachment que o Brasil quer é o do presidente. #ForaBolsonaro”, postou o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), é preciso dar uma basta nos ataques contínuos de Bolsonaro contra às instituições e à democracia. “E por que toda semana ou praticamente todos os dias se cria uma crise atrás da outra? Seria em razão de não haver nada de bom para anunciar? Para tentar distrair a população em relação ao profundo buraco que esse governo nos colocou e por não fazer ideia de como sair dele?”, indagou a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP).

Problemas do país

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), mandou Bolsonaro procurar o que fazer. “Nós estamos com mais de 14 milhões de desempregados, 19 milhões de famintos, inflação descontrolada! Cuide dos problemas reais do país e não fique arranjando mais problemas do que o nosso povo já tem!”, criticou.

“O pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes não tem fundamento: é vazio como o governo Bolsonaro que, diante da derrota em 2022, apela a projeto autoritário. Com os ataques à democracia, Bolsonaro agrava a crise política, impedindo que a economia e a vida das pessoas melhorem”, avaliou o líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ).

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) prestou solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes que está investigando a rede criminosa de fake news construída para atacar a democracia e as instituições e destruir reputações. “Com o pedido de impeachment do ministro, Bolsonaro agrava a crise institucional no país”, considerou.

A vice-líder do PSOL, Fernanda Melchionna (RS), diz que mais uma vez o amedrontado Bolsonaro se torna autoritário, demonstrando a fraqueza de seu governo ao atuar contra quem o investiga. “Até quando? Queremos Impeachment de Bolsonaro já!”

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) ironizou: “Bolsonaro e os filhos sabem o que fizeram no verão passado. Com certeza Bolsonaro tenta um gesto desesperado para impedir o avanço dos inquéritos no STF. Pedir o impeachment de Alexandre de Moraes é reconhecer que sabe onde os inquéritos vão chegar. #BolsonaroNaCadeia”, postou no Twitter.

Na opinião do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), Bolsonaro estica a corda e topa atacar STF para agradar sua base e alimentar teorias conspiratórias. “Afinal, sua popularidade despenca. O fato é que o impeachment que o Brasil quer e precisa é exatamente dele #impeachmentDeBolsonaro”, postou.

Autor