Indicadores econômicos numa nova ordem: o que o PIB mede e não mede?

Muito útil para comparações internacionais, o PIB não esclarece questões de justiça social, como desigualdades de renda e consumo.

O PIB revela que países muito ricos podem ter altos níveis de desigualdade e injustiça social.

Há um amplo consenso sobre a ideia de que o Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador muito útil para medir o crescimento econômico. No entanto, tem muitas limitações para determinar a qualidade do crescimento e medir o desenvolvimento econômico. Vamos refletir sobre isso.

Organizações estatísticas, por meio de contas nacionais , oferecem a medição do Produto Interno Bruto. Na Espanha, o Instituto Nacional de Estatística tem esta competência, seguindo a metodologia do Eurostat .

O PIB mede o valor de mercado em unidades monetárias (euros, dólares, ienes, etc.) da produção de todos os bens e serviços finais realizados por fatores de produção nacionais e estrangeiros dentro de um país. É calculado em um determinado período de tempo (um trimestre, um ano).

Que informações ele fornece?

O valor do PIB nos diz o tamanho da economia. Por exemplo, a economia espanhola atingiu 1.112.948 milhões de euros em 2020 .

A taxa de variação do PIB mostra crescimento ou declínio econômico. Em outras palavras, nos dá informações sobre o ciclo de negócios. Por exemplo, a economia espanhola cresceu 2,7% no terceiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O PIB nos permite contextualizar outras magnitudes econômicas. Por exemplo, não contribui muito dizer que a dívida pública espanhola é de 1.345.800 milhões de euros, mas é importante saber que é mais de 120% do PIB em 2020 segundo o Eurostat .

Além disso, a expressão dos fenômenos econômicos em porcentagem do PIB permite que as comparações internacionais sejam feitas sem ser afetado pelo tamanho dos países. Por exemplo, como comparamos a dívida espanhola (1.345.800 milhões de euros) e alemã (2.314.333 milhões de euros)? A dívida alemã é maior em termos absolutos, mas é um problema mais urgente para a Alemanha do que para a Espanha? Nesse caso, o tamanho da economia importa. A dívida na Alemanha representa 69,7% do PIB, em comparação com 122,8% na Espanha.

O que o PIB não mede?

O PIB não inclui externalidades, nem as atividades econômicas do mercado informal (por exemplo, o serviço prestado e pago sem nota fiscal), nem o trabalho não remunerado (muitas vezes vinculado ao cuidado doméstico), nem o autoconsumo (no caso de haver um Jardim). Mas tudo isso também faz parte da atividade econômica de um país.

Desde 2014, de acordo com as orientações do Eurostat, o INE faz uma estimativa das atividades ilícitas como o jogo, o contrabando, a prostituição ou o tráfico de drogas.

O PIB também não inclui a distribuição da riqueza, nem a medição da justiça social e ambiental, conforme discutido a seguir.

PIB é útil, mas serve o que faz

Sua metodologia avançada permite saber sem demora como se comporta a economia. No final de janeiro, está disponível uma prévia do PIB do último trimestre do ano anterior e em setembro são publicadas as estatísticas da evolução da economia no ano anterior.

Por outro lado, o PIB tornou-se uma variável de referência nas comparações internacionais devido às grandes semelhanças metodológicas na forma de cálculo.

Mas o PIB é bom para o que serve. Não cometa o erro de extrapolar conclusões que não podem ser extraídas disso. Não mede as transformações que afetam a sociedade, o bem-estar das pessoas ou sua relação com o planeta. Por isso é necessário considerar outros indicadores que medem o que o PIB não mede.

Por onde andamos

Após a crise financeira de 2008-2009, as pressões para ir além do PIB na medição da economia aumentaram. No mesmo ano de 2008, foi criada a Comissão de Medição do Desenvolvimento Econômico e Progresso Social , chefiada pelos economistas Joseph Stiglitz , Amartya Sen e Jean-Paul Fitoussi , cuja discussão continua dez anos depois com o relatório ” Além do PIB “, do OCDE.

Agenda 2030 e o estabelecimento de indicadores para medir cada uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável respondem a essa preocupação de medir algo mais do que o mero crescimento econômico.

Na Europa, está sendo feito um trabalho em um indicador multidimensional para medir a qualidade de vida que coleta todas essas ideias aqui refletidas.

Como medimos o desenvolvimento e a desigualdade?

O PIB, assim como a renda per capita, facilita a observação do acúmulo de riqueza da população. No entanto, não fornece informações sobre a distribuição dessa riqueza. É necessário complementar este indicador com medidas de igualdade como o Índice de Gini , o Coeficiente 80/20 e os cálculos de pobreza absoluta e relativa.

Já o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) complementa os demais indicadores. Incorpora variáveis ​​de saúde e educação da população à renda per capita. Portanto, caminha para uma medida e um conceito de desenvolvimento e não apenas de crescimento econômico. No entanto, também traz críticas, como, por exemplo, que torna invisível o problema da desigualdade. Portanto, o IDH corrigido para as desigualdades é calculado . Da mesma forma, existem outras variações para ver o desenvolvimento com uma perspectiva de gênero , o efeito do gênero na desigualdade ou na pobreza multidimensional .

A outra questão relevante que o PIB esquece é a sustentabilidade ambiental. Desde 2020, o HDI incorporou as emissões e a pegada ecológica à medição .

Existe um amplo repertório de indicadores que nos levam a medir o desenvolvimento e que complementam a visão do PIB. Entre eles podemos destacar o Índice de Progresso Social , o Índice Planeta Feliz ou o Índice para uma Vida Melhor da OCDE , entre muitos outros .

Pensamentos finais

Os referenciais teóricos sobre os quais se constrói a medição da economia estão por trás das deficiências do PIB. A ortodoxia predominante nas últimas décadas ignorou que crescimento e desenvolvimento não são sinônimos. O desenvolvimento inclui aspectos do bem-estar humano, social e ambiental.

O valor do PIB como medidor de corrente é inegável. Mas as mudanças estruturais da economia e da sociedade ao longo do tempo são mais complexas. Por isso, a análise dos processos econômicos deve ser sustentada por uma bateria de indicadores que inclua aspectos sociais e ambientais.

Atualmente, parece distante chegar a um consenso internacional sobre um indicador composto que inclua variáveis ​​sob os critérios dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Mas não é impossível. Nesse sentido, os novos indicadores de qualidade de vida, bem como o IDH em suas versões aprimoradas, são opções válidas. É nossa responsabilidade como economistas dar-lhes maior uso e divulgação em suas diferentes versões.

  1. Laura Pérez Ortiz é professora de Economia. Grupo de Pesquisa Sócio-Economia do Trabalho (SET-LASE), Universidade Autônoma de Madrid
  2. Ana Isabel Viñas Apaolaza é professora de Economia. Departamento de Estrutura Econômica e Economia do Desenvolvimento, Universidade Autônoma de Madrid
  3. Ángeles Sánchez Díez é do Departamento de Estrutura Econômica e Economia do Desenvolvimento. Coordenadora do Grupo de Estudo das Transformações da Economia Mundial (GETEM), Universidade Autônoma de Madrid