Tiroteios em escolas dos EUA atingiram um recorde em 2021: 222

Para evitar a regulação do uso de armas, como fizeram outros países, os americanos respondem ao massacre criando uma nova e bilionária indústria de segurança escolar, em que pais mandam os filhos para a escola com equipamentos a prova de bala e treinamentos para defesa, escoltas e clima de penitenciária nas escolas, com proibição de períodos de recreio.

Até agora, houve 222 tiroteios em escolas dos EUA em 2021.

Sempre que ocorre um tiroteio em uma escola, como o da Oxford High School, no subúrbio de Detroit, em 30 de novembro de 2021, normalmente é seguido por um coro de perguntas familiares.

Como isso pôde acontecer? Por que o governo não faz mais para impedir que esses tiroteios ocorram?

Essas questões são ainda mais urgentes à luz do fato de que o tiroteio na Oxford High School foi um dos 222 tiroteios em escolas em 2021, um recorde histórico, de acordo com o Banco de Dados de Tiro em Escolas K-12 do Center for Homeland Defense and Security . Isso significa mais de 100 tiroteios em escolas em 2021 do que em 2019 ou 2018, respectivamente o segundo e o terceiro piores anos já registrados.

No caso da Oxford High School, um menino de 15 anos armado com uma arma semiautomática é acusado de matar quatro alunos e ferir outros seis e um professor.

Mapa de tiroteios em escolas desde 1970, com registro de 1736 atentados, com 579 mortes e 1650 feridos, com crescimento exponencial nos últimos anos. (https://www.chds.us/ssdb/data-map/)

Conforme mostrado em nosso livro de 2021, “ O Projeto de Violência: Como Parar uma Epidemia de Tiroteios em Massa ”, os atiradores em massa em escolas tendem a ser alunos atuais ou ex-alunos da escola. Quase sempre estão em algum tipo de crise antes do ataque, o que é indicado por uma mudança perceptível de comportamento em relação ao normal. Freqüentemente, são inspirados por outros atiradores da escola e também tendem a vazar seus planos de violência com antecedência para seus colegas.

E atiradores em escolas geralmente obtêm suas armas de familiares e amigos que não conseguiram armazená-las com segurança.

As notícias sugerem que muito disso é verdade para o atirador da Oxford High School. Por exemplo, o pai do suspeito teria comprado a arma usada no tiroteio apenas quatro dias antes. O atirador teria exibido um comportamento “ preocupante ” na escola e postado fotos da arma ao lado de ameaças de violência nas redes sociais.

A questão agora é como traduzir essas descobertas em políticas e práticas para evitar o próximo tiroteio nas escolas.

Problemas desde o início

Gráfico revela o avanço da violência nas escolas com número de vítimas mortas e feridas.

Os dados que usamos para rastrear tiroteios em escolas são um banco de dados abrangente que inclui informações sobre “cada vez que uma arma é brandida, disparada ou uma bala atinge a propriedade da escola por qualquer motivo, independentemente do número de vítimas, hora do dia, ou dia da semana ” voltando a 1970.

Trabalhando com seu co-criador, David Riedman, descobrimos um recorde de 151 ameaças de tiroteio em escolas no mês de “volta às aulas” de setembro de 2021, em comparação a uma média de 29 há três anos. Tiroteios em escolas reais também mais que dobraram durante setembro de 2021 em comparação com o mesmo mês dos anos anteriores.

Houve 55 tiroteios em escolas em setembro de 2021, ante 24 em setembro de 2020 e 14 em setembro de 2019. Mas a carnificina nas escolas começou bem antes do início do ano escolar de 2021 para a maioria dos alunos, conforme evidenciado no tiroteio fatal de 13 de agosto de 13- Bennie Hargrove, de um ano de idade, na Washington Middle School em Albuquerque, Novo México.

Essas tendências são parte de um aumento geral de tiroteios e assassinatos em 2020 e 2021, ligados em parte ao recorde de vendas de armas . Mais armas em mais mãos aumentam a probabilidade de uma arma de fogo entrar na escola.

Respostas locais

As escolas estão lutando para responder ao grande número de tiroteios e ameaças de tiroteio. Este ano, ocorreram incríveis 30 tiroteios apenas em jogos de futebol americano do ensino médio.

Uma reunião de “ estado de emergência ” foi realizada depois que nove adolescentes foram baleados em dois tiroteios separados em Aurora, Colorado, em novembro de 2021. As escolas públicas da área estão proibindo os alunos de sair para almoçar em um esforço para mantê-los seguros.

Uma escola em Phoenix, Arizona, proibiu a entrega de mochilas e comida depois que um aluno foi baleado no banheiro em 29 de novembro. O Newburgh Enlarged City School District, no estado de Nova York, ofereceu aprendizado remoto após dois incidentes com tiroteios separados perto de suas escolas em 22 de novembro. As escolas de todo o país estão aumentando as medidas de segurança, cancelando aulas e até usando escoltas policiais para os alunos que chegam ao campus.

Essas respostas localizadas contrastam fortemente com a ação legislativa nacional tomada na Finlândia, Alemanha e outros países quando sofreram tiroteios letais em escolas.

Resposta no Reino Unido

Vinte e cinco anos atrás, em março de 1996, um homem armado entrou na Escola Primária Dunblane da Escócia e abriu fogo, matando 16 crianças e um professor . Seguiu-se uma campanha bem-sucedida para regulamentar as armas, as leis foram alteradas, as armas curtas foram proibidas e o Reino Unido não teve um tiroteio em escola desde então .

Ainda assim, na América, exercícios de tiro ativo para ensaiar para um incidente real de tiroteio e guardas armados para responder a eles são o melhor que as crianças podem esperar. Há uma indústria de “ segurança de sala de aula ” de US$ 3 bilhões, e alguns pais mandam seus filhos para a escola usando mochilas à prova de balas .

Procurando por soluções

Em um estudo publicado no Journal of the American Medical Association em novembro de 2021, pesquisamos registros públicos de 170 atiradores em massa que mataram quatro ou mais pessoas de 1966 a 2019 por qualquer comunicação de intenção de causar danos. Isso inclui postar uma ameaça nas redes sociais ou telegrafar a violência futura a uma pessoa querida pessoalmente. Descobrimos que 79 atiradores em massa – quase metade deles – divulgaram seus planos com antecedência. A comunicação era mais comum entre atiradores escolares e atiradores mais jovens. O fato de ter sido mais fortemente associado a tendências ou tentativas de suicídio, bem como aconselhamento prévio em saúde mental, sugere que pode ser mais bem caracterizado como um pedido de ajuda.

Ameaças de violência circulavam no campus antes do tiroteio na Oxford High School, com alguns alunos ficando em casa por excesso de cautela. Haverá dúvidas agora se as ameaças foram divulgadas às autoridades e tratadas de forma adequada, de forma consistente com as melhores práticas de avaliação de ameaças ou o que gostamos de chamar de sistemas de “ resposta a crises ”. Nossa pesquisa deixa claro que todas as ameaças devem ser investigadas e tratadas com seriedade como uma oportunidade para uma intervenção real.

Existem outras implicações de nossa pesquisa. Se os atiradores da escola quase sempre são alunos da escola, os educadores e outros que trabalham com eles precisam de treinamento para identificar um aluno em crise e como relatar algo que viram ou ouviram indicativo de intenção violenta.

As escolas também precisam de conselheiros, assistentes sociais e outros recursos para que possam responder de forma adequada e holística aos alunos em crise. Isso significa não punir indevidamente os alunos com expulsão ou acusações criminais – coisas que podem agravar a crise ou qualquer reclamação contra a instituição.

E para pais de crianças em idade escolar, o armazenamento seguro de armas em casa é fundamental.

Tiroteios em escolas não são inevitáveis. Eles são evitáveis. Mas os profissionais e legisladores devem agir rapidamente porque cada tiroteio na escola alimenta o ciclo para o próximo , causando danos muito além do que é medido em vidas perdidas. Acreditamos que as etapas descritas acima podem ajudar a resolver esse dano, promovendo a segurança da escola e protegendo o bem-estar do aluno.

  1. James Densley é professor de Justiça Criminal, Universidade Estadual Metropolitana
  2. Jillian Peterson é professora de Justiça Criminal, Universidade Hamline