A opinião pública russa diante do conflito com a Ucrânia

De acordo com as últimas pesquisas , 48% dos russos acreditam que os Estados Unidos e a OTAN são os responsáveis ​​pela nova escalada das tensões na Ucrânia e 20% dos russos dizem que o principal culpado é o governo ucraniano. Eles são apenas 4% para incriminar o governo russo.

Monumento aos soldados russos mortos em combate no Afeganistão e na Chechênia, em Belgorod, a poucos quilômetros da fronteira com a Ucrânia. Muitos russos estão relutantes em ver seu país se envolver em outro grande conflito armado.

Enquanto a tensão parece – mais uma vez – no auge entre a Rússia e a Ucrânia, sabemos exatamente como a população russa vê a situação? Estaria ela pronta para apoiar o Kremlin se ele se envolvesse em guerra aberta com este país tão próximo da Rússia em muitos aspectos?

O exame das pesquisas de opinião realizadas na Rússia nos últimos anos permite compreender a evolução dos sentimentos dos habitantes sobre esta questão crucial.

Se a expressão de convicções que vão contra a linha oficial é certamente, para dizer o menos difícil no espaço público russo, o fato é que as pesquisas realizadas por organizações como o Centro Pan-Russo de opinião pública VTsIOM ou o Centro Levada parecem credíveis em geral  : seus resultados, que geralmente concordam, refletem movimentos de descontentamento, por exemplo, durante a reforma da previdência de 2018 , e é razoável pensar que o próprio poder está interessado em conhecer o estado da opinião pública e, portanto, não incentiva os pesquisadores falsificar suas pesquisas.

Um amplo consenso sobre a questão da Crimeia

No início de 2014, dois anos após a volta de Vladimir Putin à presidência na Rússia, a taxa de aprovação de sua ação era de cerca de 65%. Quando a Rússia anexou a Crimeia em março daquele ano, manifestações de alegria eclodiram em todo o território. Mais de 90% dos russos apoiam a anexação . Para eles, este anexo permite corrigir um erro que data de 1954, ou seja, o “presente” da Crimeia à Ucrânia por Nikita Khrushchev.

Manifestação saudando o “retorno” da Crimeia, São Petersburgo, 18 de março de 2014, dois dias após o referendo organizado na península pelas forças pró-Rússia que tomaram o poder ali. Na placa: “Crimeia, bem-vinda ao lar. “. Olga Maltseva/AFP

Para o Kremlin, a tomada da península é uma forma de expressar seu desejo de manter uma esfera de interesses em torno do território russo e mostrar aos líderes ucranianos que o ponto de virada começou com a “Revolução da Dignidade” do inverno 2013-2014 , que terminou com a fuga do presidente Yanukovych e sua substituição por uma equipe pró-ocidental, talvez não fosse a melhor opção para seu país.

Uma conquista territorial como a da Crimeia só pode satisfazer a maioria dos cidadãos de um poder revisionista como a Rússia. Vários opositores de Vladimir Putin até expressam sua satisfação com o presidente, cuja popularidade está crescendo. Embora tenha caído gradualmente desde 2010, ultrapassou 80% em março de 2014.

A importância da Crimeia para a Rússia é explicada por diversos fatores, sendo o mais importante certamente a localização estratégica da Frota do Mar Negro . Apesar de anos de busca por um porto com acesso a mares quentes, Sebastopol continua sendo o melhor lugar para a Marinha Russa. Quando um governo pró-europeu se instala em Kiev, o governo Putin teme perder esse privilégio e ter que mudar sua base naval .

Mapa da Ucrânia após a crise da Crimeia em 2014. Peteri/Shutterstock

O governo procura retratar a anexação da Crimeia não como um ato de guerra, mas como a resolução de uma injustiça histórica . A Crimeia, lembra o Kremlin, é russa desde que foi conquistada pelo exército de Catarina II em 1783 . Em 1954, foi transferido administrativamente para a República Soviética da Ucrânia porque era muito mais simples para Kiev abastecer a península; mas as fronteiras das repúblicas soviéticas nunca foram pensadas pela administração central como futuras fronteiras de estados independentes.

O declínio gradual do apoio aos separatistas do Donbass

De acordo com pesquisas do verão de 2014, a maioria dos russos – 65% a 70% – nega completamente que a Rússia esteja em guerra e 95% acredita que ela não é de forma alguma responsável pelos eventos que então se desenrolam no Oriente.

Após a anexação da Crimeia e as secessões das “Repúblicas Populares” de Donetsk e Luhansk, que provocaram uma verdadeira guerra com a Ucrânia , os meios de comunicação russos asseguram à população que este novo conflito – no qual a Rússia não está oficialmente envolvida, embora os seus militares o apoio aos separatistas é inquestionável – será tão rápido quanto a recuperação relâmpago da Crimeia.

No início de 2015, apenas 12% dos russos acreditam que a guerra se prolongará por vários anos e 38% acreditam que as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk se tornarão repúblicas “independentes” como Transnístria (Moldávia), Abkhazia e Ossétia do Sul (Geórgia).

É importante notar a este respeito que a Rússia não está tentando anexar o Donbass como fez com a Crimeia. Ela considera que é mais vantajoso para ela que esse conflito permaneça num impasse. Os comprovados conflitos congelados na Transnístria, Abkhazia e Ossétia do Sul permitem que a Rússia desestabilize seus vizinhos por meio das forças pró-russas instaladas; também permitem que ela preserve seus interesses na região, pois com fronteiras disputadas, os estados a que estas entidades pertencem oficialmente teriam grande dificuldade em aderir a organizações internacionais como a NATO ou a União Europeia (ainda que o exemplo de Chipre, que aderiu à UE em 2004 enquanto o norte da ilha estava completamente fora do seu controlo, mostra que não é totalmente impossível).

A mídia oficial russa obviamente apresenta tanto a campanha da Criméia quanto a ajuda (oficialmente apenas humanitária) ao Donbass como uma forma de se defender contra a expansão da OTAN: por suas ações na Ucrânia, a Rússia não está atacando um Estado independente, ela apenas protege seus interesses vitais. A opinião nacional há muito está amplamente convencida de que a OTAN é hostil à Rússia e que a “Revolução da Dignidade” foi organizada pelo Ocidente .

No entanto, quanto mais o conflito se prolongar, maiores serão as perdas do lado russo e menos a população deseja que Moscou se envolva em grande escala no leste da Ucrânia.

Uma opinião muito dividida sobre o que fazer em caso de guerra

De acordo com as últimas pesquisas , 48% dos russos acreditam que os Estados Unidos e a OTAN são os responsáveis ​​pela nova escalada das tensões na Ucrânia e 20% dos russos dizem que o principal culpado é o governo ucraniano. Eles são apenas 4% para incriminar o governo russo. E, no entanto, cerca de 50% da população russa tem uma opinião favorável da Ucrânia. Entre as pessoas com menos de 40 anos, essa proporção é de quase 60%, enquanto é de apenas 42% entre as pessoas com 55 anos ou mais.

A população também está dividida sobre o papel que a Rússia deve desempenhar se o conflito ativo recomeçar no leste da Ucrânia. De acordo com um levantamento do Levada Center realizado em maio de 2021, as posições estão muito bem distribuídas: 43% dos russos acreditam que a Rússia deveria intervir, 43% acham que não e 14% não decidem. A diferença é mais acentuada de acordo com a faixa etária: um terço dos menores de 40 anos acha que a Rússia deveria intervir, mas a proporção sobe para 54% entre aqueles com 55 anos ou mais.

Ao mesmo tempo, pesquisas realizadas no final de 2021 e até as últimas semanas apontam que apenas 37% dos russos acreditam que haverá um conflito armado com um país vizinho no próximo ano, enquanto 53% acreditam que isso não seja o caso. No entanto, quando questionados sobre seus maiores medos, 56% dos russos mencionaram temer uma nova guerra mundial .

Em suma, a população russa continua muito dividida na linha a seguir em caso de guerra aberta com a Ucrânia. Como afirma Andrei Kolesnikov , do Carnegie Moscow Center, “a guerra é sobre jovens e recrutas, mas 66% dos russos entre 18 e 24 anos têm uma atitude positiva em relação à Ucrânia. Antes de lançar uma ofensiva, portanto, é necessário perguntar quem lutará nesta guerra, com que vontade e em que medida um conflito ativo incitará as pessoas a se unirem a Putin. »

Sophie Marineau é doutoranda em História das Relações Internacionais / Doutorando em História, Relações Internacionais, Universidade Católica de Louvain (UCL)