Pesquisa IPESP mostra Lula na dianteira, com 45%

O ex-presidente Lula é lembrado como o pré-candidato que mais se preocupa com as pessoas, o mais competente e o mais honesto. Todos esses atributos são muito importantes para os pesquisados.

Foto Ricardo Stuckert

Divulgada na manhã desta sexta-feira (3), a pesquisa Ipesp mantém os números da anterior desse mesmo instituto. Lula tem 45% contra 34% de Jair Bolsonaro, na estimulada – quando é apresentada uma lista com os nomes dos candidatos. Foram ouvidas 1.000 pessoas, por telefone, nos dias 30 de maio e 1º de junho. É a primeira pesquisa desse instituto após a desistência de João Doria.

Imagem da apresentação da pesquisa do Instituto Ipespe

A rejeição dos candidatos é um dado importante em qualquer cenário eleitoral, quando as pessoas afirmam que não votariam no candidato de jeito nenhum. Nessa, a rejeição de Bolsonaro está 59%, mantendo o mesmo percentual da anterior. Lula mantém a rejeição em 43% nos últimos cinco levantamentos. A maior rejeição de Lula foi captada em maio do ano passado, 48%.

Como a margem de erro é de 3.2 pontos percentuais, Ciro Gomes, com 9%, está tecnicamente empatado com Simone Tebet que registrou 3% da preferência do eleitorado.

Leia também: Osso e carcaça de frango: Lula critica fome no país que mais exporta carnes

A pesquisa não descarta a vitória de Lula no primeiro turno. A soma de todos os demais candidatos é de 49% e o percentual de Lula (45%) é menos de um ponto percentual maior que a margem de erro.

Nos cenários de segundo turno, Lula ganha de qualquer candidato. Na simulação com Bolsonaro tem 53% contra 35%. Bolsonaro perde de todos os que foram pesquisados, com exceção de Simone Tebet.

O interesse das pessoas pelo processo eleitoral é alto. Chegou a 69% o percentual das que dizem estar muito interessadas ou ter algum interesse na eleição.

Voto chama voto

A expectativa de voto é um dado importante para encorpar as campanhas eleitorais e chamar o voto útil. Neste momento, 58% dos pesquisados dizem que Lula ganhará a eleição, enquanto 34% acham que a vitória será do atual presidente. Apenas 1% consideram que Ciro Gomes, Simone Tebet e Pablo Marçal tem chances de ganhar a presidência.

Na avaliação do governo Bolsonaro, 50% dos pesquisados o considera ruim ou péssimo e 60% desaprova o governo.

Inflação e preços

Chega a 61% os que acham que a economia brasileira está no caminho errado.

A percepção de que a inflação é um grande problema foi captada pelo estudo. 71% acham que os preços dos produtos aumentaram muito nos últimos meses e 25% responderam que aumentaram; 2% disseram que os preços ficaram iguais e ninguém respondeu que os preços baixaram.

A expectativa de que a inflação e preços aumentarão nos próximos meses chega a 53%; 19% acha que ficarão iguais e 13% que vão diminuir.

Atributos dos candidatos

A pesquisa perguntou quais são os atributos mais importantes para o próximo presidente da República. As três características mais citadas como muito importantes foram: honestidade, para 81%; preocupação com as pessoas, 77%, competência, 72%.

Em todas essas, Lula é o candidato com mais citações. No quesito honestidade, 35% o consideram o mais honesto e 30% acham que é Bolsonaro; sobre preocupar-se com as pessoas, Lula é citado por 45% e Bolsonaro por 24%. Como o mais competente, Lula tem 43% contra 31%.

O ex-presidente é o mais lembrado nos demais itens pesquisados, com exceção de “pulso firme”, em que ele tem é citado por 33% e Bolsonaro por 36%.

Confira todos as características avaliadas e o percentual obtido por cada um dos candidatos:

Imagem da apresentação da pesquisa do Instituto Ipespe

Autor