Plataforma do programa de Lula já recebeu mais de mil sugestões

Site tem objetivo de colher opiniões da população a partir de diretrizes lançadas nesta semana

Foto: reprodução

Como forma de construir um programa sintonizado com as necessidades do povo brasileiro, a candidatura à presidência de Lula (PT) e Alckmin (PSB) lançou uma plataforma online para incentivar a participação popular para a formulação final do programa da coligação Juntos pelo Brasil, cujas diretrizes foram lançadas na terça-feira (21). Apesar do pouco tempo da ferramenta, até o momento ela já recebeu mais de mil propostas vindas do público.

Nas primeiras 24 horas de funcionamento, o site registrou mais de 8 mil usuários individuais, 34 mil visualizações de programas, além de mais de mil propostas aprovadas.

Leia também: Lula e Alckmin lançam diretrizes programáticas, com unidade histórica de sete partidos

O movimento Vamos Juntos Pelo Brasil — que reúne PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, Psol e Solidariedade) — lançou um plano de diretrizes cujas principais propostas acordadas giram em torno de questões como a urgência no combate à fome e à pobreza; a retomada do investimento, público e privado, para alavancar crescimento e gerar emprego com Estado forte, fim do teto de gastos e retomada do investimento e o combate à inflação e a redução do custo de vida, com fortalecimento da Petrobras, retomada das políticas de incentivo à agricultura e estoques reguladores, para reduzir o preço dos alimentos e colocar comida nos pratos dos brasileiros. 

Também aponta a necessidade de defesa da Amazônia, combate ao desmatamento, respeito às leis ambientais e proteção dos povos indígenas, aliado ao enfrentamento das mudanças climáticas e a defesa da democracia, justiça, paz, soberania e reinserção do Brasil no mundo. 

Leia também: Veja quais são os cinco destaques do programa de Lula e Alckmin

As diretrizes foram tornadas públicas em evento realizado em São Paulo na terça-feira (21), em ato com a presença de liderança dos sete partidos que compõem a coligação. No ato, Lula destacou: “Quando a gente toma a decisão de fazer uma plataforma é porque nós queremos que a sociedade brasileira assuma a plenitude da sua responsabilidade e diga ‘eu elegi vocês, mas eu quero participar da minha governança, eu quero dar o meu pitaco, dar o meu palpite’”. 

Para baixar as diretrizes, se inscrever e fazer propostas, acesse o site programajuntospelobrasil.com.br.